Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENCONTRO DA QUÍMICA COM A SOCIOLOGIA: DAS EXPERIÊNCIAS AOS FATOS SOCIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Um dos desafios da educação básica é integrar diferentes áreas do conhecimento na construção de aulas interdisciplinares com propósitos comuns. A união entre ciências humanas e da natureza, como Química e Sociologia, é um exemplo de interdisciplinaridade complexa, pois cada disciplina possui abordagens e conceitos próprios. Diante dessa dificuldade, este artigo tem como objetivo expor os desafios dessa integração e sugerir práticas experimentais de Química associadas a temas sociológicos para contribuir com a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de campo, envolvendo a aplicação de experimentos químicos acompanhados de debates sobre questões sociais. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio e analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a abordagem interdisciplinar facilita a compreensão dos conteúdos de ambas as disciplinas, tornando-os mais acessíveis e próximos da realidade dos alunos. Além disso, observou-se que o ensino isolado das disciplinas aumenta as dificuldades dos estudantes, reforçando a percepção de que Química e Sociologia são áreas de difícil compreensão. Conclui-se que a contextualização e a interdisciplinaridade, aliadas à criatividade docente, desempenham um papel essencial na construção do conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa.

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