O ENCONTRO DA QUÍMICA COM A SOCIOLOGIA: DAS EXPERIÊNCIAS AOS FATOS SOCIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "O ENCONTRO DA QUÍMICA COM A SOCIOLOGIA: DAS EXPERIÊNCIAS AOS FATOS SOCIAIS" "resumo" => "Um dos desafios da educação básica é integrar diferentes áreas do conhecimento na construção de aulas interdisciplinares com propósitos comuns. A união entre ciências humanas e da natureza, como Química e Sociologia, é um exemplo de interdisciplinaridade complexa, pois cada disciplina possui abordagens e conceitos próprios. Diante dessa dificuldade, este artigo tem como objetivo expor os desafios dessa integração e sugerir práticas experimentais de Química associadas a temas sociológicos para contribuir com a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de campo, envolvendo a aplicação de experimentos químicos acompanhados de debates sobre questões sociais. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio e analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a abordagem interdisciplinar facilita a compreensão dos conteúdos de ambas as disciplinas, tornando-os mais acessíveis e próximos da realidade dos alunos. Além disso, observou-se que o ensino isolado das disciplinas aumenta as dificuldades dos estudantes, reforçando a percepção de que Química e Sociologia são áreas de difícil compreensão. Conclui-se que a contextualização e a interdisciplinaridade, aliadas à criatividade docente, desempenham um papel essencial na construção do conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4680_TB1388_12032025230009.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE MELLO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANUEL" "autor_email" => "manel_mello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130045 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "O ENCONTRO DA QUÍMICA COM A SOCIOLOGIA: DAS EXPERIÊNCIAS AOS FATOS SOCIAIS" "resumo" => "Um dos desafios da educação básica é integrar diferentes áreas do conhecimento na construção de aulas interdisciplinares com propósitos comuns. A união entre ciências humanas e da natureza, como Química e Sociologia, é um exemplo de interdisciplinaridade complexa, pois cada disciplina possui abordagens e conceitos próprios. Diante dessa dificuldade, este artigo tem como objetivo expor os desafios dessa integração e sugerir práticas experimentais de Química associadas a temas sociológicos para contribuir com a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de campo, envolvendo a aplicação de experimentos químicos acompanhados de debates sobre questões sociais. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados respondidos por alunos do primeiro ano do ensino médio e analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a abordagem interdisciplinar facilita a compreensão dos conteúdos de ambas as disciplinas, tornando-os mais acessíveis e próximos da realidade dos alunos. Além disso, observou-se que o ensino isolado das disciplinas aumenta as dificuldades dos estudantes, reforçando a percepção de que Química e Sociologia são áreas de difícil compreensão. Conclui-se que a contextualização e a interdisciplinaridade, aliadas à criatividade docente, desempenham um papel essencial na construção do conhecimento, incentivando a participação ativa dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4680_TB1388_12032025230009.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE MELLO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANUEL" "autor_email" => "manel_mello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }