Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1370
    "inscrito_id" => 8584
    "titulo" => "ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo foi concebido para apresentar uma possibilidade de ensino que vise superar os métodos tradicionais de aprendizado da matemática, muitas vezes desmotivadores e algumas experiências na transmissão de conceitos abstratos, por meio de uma abordagem inovadora que emprega um jogo de baralho adaptado para ensinar os conjuntos numéricos – naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais – e, assim, estimular o interesse, a interação e o raciocínio lógico dos alunos. Um problema que motiva a pesquisa reside na necessidade de estratégias didáticas que promovam uma aprendizagem colaborativa e dinâmica, enquanto a justificativa se apoia na importância de métodos lúdicos capazes de transformar o ensino em uma experiência mais significativa e atrativa, formando os estudantes para os desafios matemáticos do cotidiano. Com o objetivo geral de apresentar e consolidar o conhecimento dos diversos conjuntos numéricos de forma prática, a pesquisa focou em uma metodologia que envolve a criação de um baralho específico, composto por cartas com números representativos de cada conjunto, aplicado em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Abaetetuba-PA. Os alunos, organizados em grupos, participaram de uma dinâmica em que formaram trios de cartas com números consecutivos, o que permitiu a resolução de problemas e a discussão dos conceitos envolvidos. Os resultados revelaram um notável aumento do engajamento dos estudantes, melhoria na compreensão dos conteúdos e fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando que a utilização de jogos educativos constitui uma estratégia eficaz e inovadora no ensino da matemática, contribuindo para a formação integral dos alunos e para a valorização de métodos pedagógicos mais interativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8584_TB1370_10032025124132.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FERREIRA E FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Marcos Ferreira"
    "autor_email" => "asciberg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1370
    "inscrito_id" => 8584
    "titulo" => "ENSINO DE CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DO JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este estudo foi concebido para apresentar uma possibilidade de ensino que vise superar os métodos tradicionais de aprendizado da matemática, muitas vezes desmotivadores e algumas experiências na transmissão de conceitos abstratos, por meio de uma abordagem inovadora que emprega um jogo de baralho adaptado para ensinar os conjuntos numéricos – naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais – e, assim, estimular o interesse, a interação e o raciocínio lógico dos alunos. Um problema que motiva a pesquisa reside na necessidade de estratégias didáticas que promovam uma aprendizagem colaborativa e dinâmica, enquanto a justificativa se apoia na importância de métodos lúdicos capazes de transformar o ensino em uma experiência mais significativa e atrativa, formando os estudantes para os desafios matemáticos do cotidiano. Com o objetivo geral de apresentar e consolidar o conhecimento dos diversos conjuntos numéricos de forma prática, a pesquisa focou em uma metodologia que envolve a criação de um baralho específico, composto por cartas com números representativos de cada conjunto, aplicado em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Abaetetuba-PA. Os alunos, organizados em grupos, participaram de uma dinâmica em que formaram trios de cartas com números consecutivos, o que permitiu a resolução de problemas e a discussão dos conceitos envolvidos. Os resultados revelaram um notável aumento do engajamento dos estudantes, melhoria na compreensão dos conteúdos e fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando que a utilização de jogos educativos constitui uma estratégia eficaz e inovadora no ensino da matemática, contribuindo para a formação integral dos alunos e para a valorização de métodos pedagógicos mais interativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8584_TB1370_10032025124132.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS FERREIRA E FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Marcos Ferreira"
    "autor_email" => "asciberg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo foi concebido para apresentar uma possibilidade de ensino que vise superar os métodos tradicionais de aprendizado da matemática, muitas vezes desmotivadores e algumas experiências na transmissão de conceitos abstratos, por meio de uma abordagem inovadora que emprega um jogo de baralho adaptado para ensinar os conjuntos numéricos – naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais – e, assim, estimular o interesse, a interação e o raciocínio lógico dos alunos. Um problema que motiva a pesquisa reside na necessidade de estratégias didáticas que promovam uma aprendizagem colaborativa e dinâmica, enquanto a justificativa se apoia na importância de métodos lúdicos capazes de transformar o ensino em uma experiência mais significativa e atrativa, formando os estudantes para os desafios matemáticos do cotidiano. Com o objetivo geral de apresentar e consolidar o conhecimento dos diversos conjuntos numéricos de forma prática, a pesquisa focou em uma metodologia que envolve a criação de um baralho específico, composto por cartas com números representativos de cada conjunto, aplicado em uma turma do 7º ano de uma escola pública em Abaetetuba-PA. Os alunos, organizados em grupos, participaram de uma dinâmica em que formaram trios de cartas com números consecutivos, o que permitiu a resolução de problemas e a discussão dos conceitos envolvidos. Os resultados revelaram um notável aumento do engajamento dos estudantes, melhoria na compreensão dos conteúdos e fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando que a utilização de jogos educativos constitui uma estratégia eficaz e inovadora no ensino da matemática, contribuindo para a formação integral dos alunos e para a valorização de métodos pedagógicos mais interativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.