A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1390 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Química é uma ciência essencial para compreender a constituição da matéria, suas propriedades e transformações no mundo natural e artificial. No ensino médio, essa disciplina é frequentemente considerada complexa e de difícil compreensão pelos estudantes, o que impacta negativamente seu desempenho acadêmico. A literatura aponta diversos fatores que contribuem para essa problemática, entre eles a falta de um planejamento adequado e a ausência de metodologias que priorizem a contextualização do conteúdo ministrado. Esses desafios tornam o ensino de Química muitas vezes abstrato e distante da realidade dos alunos, dificultando a construção do conhecimento. Este artigo tem como objetivo demonstrar os benefícios de um planejamento contextualizado no ensino de Química para alunos do primeiro ano do ensino médio, com foco no tema da tabela periódica. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, analisando publicações acadêmicas que discutem o impacto do planejamento no ensino e a importância da contextualização para facilitar a aprendizagem. Os resultados obtidos a partir dos estudos analisados indicam que um planejamento bem estruturado, fundamentado na contextualização, constitui uma abordagem pedagógica eficaz para integrar os saberes e promover a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, reforça-se a importância de estratégias didáticas que aproximem os conceitos científicos da realidade dos alunos, tornando o ensino mais significativo e engajador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4680_TB1390_17032025165319.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE MELLO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANUEL" "autor_email" => "manel_mello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130047 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1390 "inscrito_id" => 4680 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Química é uma ciência essencial para compreender a constituição da matéria, suas propriedades e transformações no mundo natural e artificial. No ensino médio, essa disciplina é frequentemente considerada complexa e de difícil compreensão pelos estudantes, o que impacta negativamente seu desempenho acadêmico. A literatura aponta diversos fatores que contribuem para essa problemática, entre eles a falta de um planejamento adequado e a ausência de metodologias que priorizem a contextualização do conteúdo ministrado. Esses desafios tornam o ensino de Química muitas vezes abstrato e distante da realidade dos alunos, dificultando a construção do conhecimento. Este artigo tem como objetivo demonstrar os benefícios de um planejamento contextualizado no ensino de Química para alunos do primeiro ano do ensino médio, com foco no tema da tabela periódica. A pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica, analisando publicações acadêmicas que discutem o impacto do planejamento no ensino e a importância da contextualização para facilitar a aprendizagem. Os resultados obtidos a partir dos estudos analisados indicam que um planejamento bem estruturado, fundamentado na contextualização, constitui uma abordagem pedagógica eficaz para integrar os saberes e promover a construção de novos conhecimentos. Dessa forma, reforça-se a importância de estratégias didáticas que aproximem os conceitos científicos da realidade dos alunos, tornando o ensino mais significativo e engajador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4680_TB1390_17032025165319.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUEL DE MELLO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANUEL" "autor_email" => "manel_mello@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }