A MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO PÚBLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA ESCOLA ESTADUAL NESTOR LIMA / RN
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130081 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 7316 "titulo" => "A MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO PÚBLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA ESCOLA ESTADUAL NESTOR LIMA / RN" "resumo" => "A intenção deste trabalho é levantar uma reflexão sobre uma experiência no âmbito escolar, realizada na Escola estadual Nestor Lima, Natal, RN . A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no contexto escolar. A discussão apresenta a perspectiva de um monitor e de seu professor sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre a experiência também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica Ancoram as análises as concepções de Michel Foucault (1996, 2008, 2009, bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (Orrú, 2017; Mantoan,215; Cunha, 2022). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo , na própria escola. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período, principalmente em sua atividade na biblioteca Iracema Brandão. O apoio da escola para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino aprendizagem quanto ao letramento ; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do dessa ações dentro do âmbito escolar. . Assim, a realização deste tipo de trabalho aumenta a experiência do aluno que está exercendo a função de monitor para a inclusão de outros alunos que tenham necessidades" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7316_TB1438_01042025091822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN S OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVAN" "autor_email" => "djoupipa8@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130081 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 7316 "titulo" => "A MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO PÚBLICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA ESCOLA ESTADUAL NESTOR LIMA / RN" "resumo" => "A intenção deste trabalho é levantar uma reflexão sobre uma experiência no âmbito escolar, realizada na Escola estadual Nestor Lima, Natal, RN . A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no contexto escolar. A discussão apresenta a perspectiva de um monitor e de seu professor sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre a experiência também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica Ancoram as análises as concepções de Michel Foucault (1996, 2008, 2009, bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (Orrú, 2017; Mantoan,215; Cunha, 2022). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo , na própria escola. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período, principalmente em sua atividade na biblioteca Iracema Brandão. O apoio da escola para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino aprendizagem quanto ao letramento ; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do dessa ações dentro do âmbito escolar. . Assim, a realização deste tipo de trabalho aumenta a experiência do aluno que está exercendo a função de monitor para a inclusão de outros alunos que tenham necessidades" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7316_TB1438_01042025091822.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN S OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVAN" "autor_email" => "djoupipa8@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }