PERCURSOS CONSTITUTIVOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS: DAS DIRETRIZES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130167 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1549 "inscrito_id" => 8685 "titulo" => "PERCURSOS CONSTITUTIVOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS: DAS DIRETRIZES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS." "resumo" => "O conceito de currículo expressa a organização e sistematização dos conhecimentos sócio-históricos, evidenciando aprendizagens essenciais, concepções pedagógicas, as intencionalidades pedagógicas dos docentes na dinamização dos processos de aprendizagens. Na Educação Infantil o currículo forja-se no atendimento como direito e respeito as especificidades desta etapa educacional, veste-se das experiências e vivências cotidianas, seus saberes, fazeres contextuais, como potencializador do currículo vivo, relacionado com as particularidades situadas das crianças e suas interações consigo, com seus pares, adultos de referência e o mundo que a circunda. Esta pesquisa objetiva discutir o currículo como documento orientador das práticas pedagógicas cotidianas nos contextos da educação com crianças, perpassando pela sua constituição histórica na organização dos espaços escolar, os conceitos pertinentes e no movimento vivido de experiências contextuais e significativas nos cotidianos da Educação Infantil. A construção do corpus teórico reuniu estudos do currículo (Goodson 1995; Apple, 2005; Silva, 2007), documentos da Educação Infantil brasileira (DCNEI, 2009; BNCC,2017), estudos do currículo na Educação Infantil (Barbosa, 2009; Fochi, 2017), as narrativas dos docentes atuantes e dos contextos da educação com a infância. Pautadas na pesquisa qualitativa, com dispositivos de aproximação da Unidade Escolar, com 05 docentes atuantes em salas de referências das turmas nas faixas etárias entre 1 e 5 anos, situada em Quinjigue-BA/Brasil. Inspirada na análise do conteúdo de Bardin (2016), os dados produzidos versaram pela transcrição, categorização e análise das narrativas docentes, bem como a inferência na construção do sentido atribuído ao currículo nos contextos das práticas cotidianas. Evidenciou-se elementos conceituais e orientações nos documentos estudados na constituição da Educação Infantil entrelaçadas nas perspectivas e narrativas docentes no sentido currículo enquanto documento norteador e promotor de ressignificações a partir dos contextos vividos. Observou-se que o movimento participativo na pesquisa construiu relevantes dispositivos formativos com os docentes ampliando a reflexão e qualificação nos entendimentos, interações, práticas cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8685_TB1549_13032025174123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MENDES REIS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.evily@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130167 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1549 "inscrito_id" => 8685 "titulo" => "PERCURSOS CONSTITUTIVOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS: DAS DIRETRIZES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS." "resumo" => "O conceito de currículo expressa a organização e sistematização dos conhecimentos sócio-históricos, evidenciando aprendizagens essenciais, concepções pedagógicas, as intencionalidades pedagógicas dos docentes na dinamização dos processos de aprendizagens. Na Educação Infantil o currículo forja-se no atendimento como direito e respeito as especificidades desta etapa educacional, veste-se das experiências e vivências cotidianas, seus saberes, fazeres contextuais, como potencializador do currículo vivo, relacionado com as particularidades situadas das crianças e suas interações consigo, com seus pares, adultos de referência e o mundo que a circunda. Esta pesquisa objetiva discutir o currículo como documento orientador das práticas pedagógicas cotidianas nos contextos da educação com crianças, perpassando pela sua constituição histórica na organização dos espaços escolar, os conceitos pertinentes e no movimento vivido de experiências contextuais e significativas nos cotidianos da Educação Infantil. A construção do corpus teórico reuniu estudos do currículo (Goodson 1995; Apple, 2005; Silva, 2007), documentos da Educação Infantil brasileira (DCNEI, 2009; BNCC,2017), estudos do currículo na Educação Infantil (Barbosa, 2009; Fochi, 2017), as narrativas dos docentes atuantes e dos contextos da educação com a infância. Pautadas na pesquisa qualitativa, com dispositivos de aproximação da Unidade Escolar, com 05 docentes atuantes em salas de referências das turmas nas faixas etárias entre 1 e 5 anos, situada em Quinjigue-BA/Brasil. Inspirada na análise do conteúdo de Bardin (2016), os dados produzidos versaram pela transcrição, categorização e análise das narrativas docentes, bem como a inferência na construção do sentido atribuído ao currículo nos contextos das práticas cotidianas. Evidenciou-se elementos conceituais e orientações nos documentos estudados na constituição da Educação Infantil entrelaçadas nas perspectivas e narrativas docentes no sentido currículo enquanto documento norteador e promotor de ressignificações a partir dos contextos vividos. Observou-se que o movimento participativo na pesquisa construiu relevantes dispositivos formativos com os docentes ampliando a reflexão e qualificação nos entendimentos, interações, práticas cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8685_TB1549_13032025174123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA MENDES REIS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.evily@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }