Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCURSOS CONSTITUTIVOS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS: DAS DIRETRIZES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O conceito de currículo expressa a organização e sistematização dos conhecimentos sócio-históricos, evidenciando aprendizagens essenciais, concepções pedagógicas, as intencionalidades pedagógicas dos docentes na dinamização dos processos de aprendizagens. Na Educação Infantil o currículo forja-se no atendimento como direito e respeito as especificidades desta etapa educacional, veste-se das experiências e vivências cotidianas, seus saberes, fazeres contextuais, como potencializador do currículo vivo, relacionado com as particularidades situadas das crianças e suas interações consigo, com seus pares, adultos de referência e o mundo que a circunda. Esta pesquisa objetiva discutir o currículo como documento orientador das práticas pedagógicas cotidianas nos contextos da educação com crianças, perpassando pela sua constituição histórica na organização dos espaços escolar, os conceitos pertinentes e no movimento vivido de experiências contextuais e significativas nos cotidianos da Educação Infantil. A construção do corpus teórico reuniu estudos do currículo (Goodson 1995; Apple, 2005; Silva, 2007), documentos da Educação Infantil brasileira (DCNEI, 2009; BNCC,2017), estudos do currículo na Educação Infantil (Barbosa, 2009; Fochi, 2017), as narrativas dos docentes atuantes e dos contextos da educação com a infância. Pautadas na pesquisa qualitativa, com dispositivos de aproximação da Unidade Escolar, com 05 docentes atuantes em salas de referências das turmas nas faixas etárias entre 1 e 5 anos, situada em Quinjigue-BA/Brasil. Inspirada na análise do conteúdo de Bardin (2016), os dados produzidos versaram pela transcrição, categorização e análise das narrativas docentes, bem como a inferência na construção do sentido atribuído ao currículo nos contextos das práticas cotidianas. Evidenciou-se elementos conceituais e orientações nos documentos estudados na constituição da Educação Infantil entrelaçadas nas perspectivas e narrativas docentes no sentido currículo enquanto documento norteador e promotor de ressignificações a partir dos contextos vividos. Observou-se que o movimento participativo na pesquisa construiu relevantes dispositivos formativos com os docentes ampliando a reflexão e qualificação nos entendimentos, interações, práticas cotidianas.

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