Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO NÚMEROS PRIMOS COM O PYTHON

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130178
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 8919
    "titulo" => "EXPLORANDO NÚMEROS PRIMOS COM O PYTHON"
    "resumo" => "Na Matemática, especialmente na Aritmética, os números primos desempenham um papel fundamental. Definidos como os números inteiros que possuem apenas dois divisores, eles estão diretamente ligados a resultados clássicos da Teoria dos Números e possuem diversas aplicações, principalmente na computação. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo dos números primos na educação básica, por meio da implementação de algoritmos computacionais em Python, explorando métodos clássicos de identificação de primos, como o Crivo de Eratóstenes, e a decomposição de um número natural em fatores primos. Inicialmente, apresentamos conceitos teóricos fundamentais, incluindo a definição e propriedades dos números primos, além do Teorema Fundamental da Aritmética. Em seguida, discutimos as vantagens e aplicabilidade do Python no ensino de Matemática, justificando a escolha da linguagem devido à sua sintaxe de fácil compreensão e às bibliotecas matemáticas disponíveis. A metodologia adotada envolve a implementação de diferentes algoritmos para identificar números primos, analisando sua eficiência computacional e comparando abordagens mais simples, como a verificação de divisibilidade, com técnicas mais sofisticadas, como o Crivo de Eratóstenes. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos números primos e suas propriedades, além de demonstrar como o uso de ferramentas computacionais pode tornar o ensino mais dinâmico e acessível. Por fim, conclui-se que o uso do Python pode ser uma abordagem inovadora para o ensino de números primos, e de Matemática em geral, proporcionando um aprendizado mais interativo e estimulando o interesse dos alunos pela Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8919_TB1565_10032025185321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VÍTOR DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelovitorpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130178
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1565
    "inscrito_id" => 8919
    "titulo" => "EXPLORANDO NÚMEROS PRIMOS COM O PYTHON"
    "resumo" => "Na Matemática, especialmente na Aritmética, os números primos desempenham um papel fundamental. Definidos como os números inteiros que possuem apenas dois divisores, eles estão diretamente ligados a resultados clássicos da Teoria dos Números e possuem diversas aplicações, principalmente na computação. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo dos números primos na educação básica, por meio da implementação de algoritmos computacionais em Python, explorando métodos clássicos de identificação de primos, como o Crivo de Eratóstenes, e a decomposição de um número natural em fatores primos. Inicialmente, apresentamos conceitos teóricos fundamentais, incluindo a definição e propriedades dos números primos, além do Teorema Fundamental da Aritmética. Em seguida, discutimos as vantagens e aplicabilidade do Python no ensino de Matemática, justificando a escolha da linguagem devido à sua sintaxe de fácil compreensão e às bibliotecas matemáticas disponíveis. A metodologia adotada envolve a implementação de diferentes algoritmos para identificar números primos, analisando sua eficiência computacional e comparando abordagens mais simples, como a verificação de divisibilidade, com técnicas mais sofisticadas, como o Crivo de Eratóstenes. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos números primos e suas propriedades, além de demonstrar como o uso de ferramentas computacionais pode tornar o ensino mais dinâmico e acessível. Por fim, conclui-se que o uso do Python pode ser uma abordagem inovadora para o ensino de números primos, e de Matemática em geral, proporcionando um aprendizado mais interativo e estimulando o interesse dos alunos pela Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8919_TB1565_10032025185321.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO VÍTOR DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelovitorpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na Matemática, especialmente na Aritmética, os números primos desempenham um papel fundamental. Definidos como os números inteiros que possuem apenas dois divisores, eles estão diretamente ligados a resultados clássicos da Teoria dos Números e possuem diversas aplicações, principalmente na computação. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo dos números primos na educação básica, por meio da implementação de algoritmos computacionais em Python, explorando métodos clássicos de identificação de primos, como o Crivo de Eratóstenes, e a decomposição de um número natural em fatores primos. Inicialmente, apresentamos conceitos teóricos fundamentais, incluindo a definição e propriedades dos números primos, além do Teorema Fundamental da Aritmética. Em seguida, discutimos as vantagens e aplicabilidade do Python no ensino de Matemática, justificando a escolha da linguagem devido à sua sintaxe de fácil compreensão e às bibliotecas matemáticas disponíveis. A metodologia adotada envolve a implementação de diferentes algoritmos para identificar números primos, analisando sua eficiência computacional e comparando abordagens mais simples, como a verificação de divisibilidade, com técnicas mais sofisticadas, como o Crivo de Eratóstenes. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos números primos e suas propriedades, além de demonstrar como o uso de ferramentas computacionais pode tornar o ensino mais dinâmico e acessível. Por fim, conclui-se que o uso do Python pode ser uma abordagem inovadora para o ensino de números primos, e de Matemática em geral, proporcionando um aprendizado mais interativo e estimulando o interesse dos alunos pela Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.