Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMAVERA DAS MENINAS: O ENCONTRO DO MOVIMENTO FEMINISTA NAS ESCOLAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135293
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8799
    "inscrito_id" => 3598
    "titulo" => "PRIMAVERA DAS MENINAS: O ENCONTRO DO MOVIMENTO FEMINISTA NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "Propomos uma abordagem sociológica e histórica que envolve diversos atores como o Movimento Estudantil e a vanguarda de meninas, um pouco do contexto político para compreendermos o passo a passo de um amadurecimento de consciência de lutas que se retroalimentam com o feminismo e o ciberativismos. Nosso ponto principal são as repercussões do movimento de estudantes feministas que se deu nas redes sociais em tempos de pandemia, o ano foi 2020, e o movimento ficou conhecido como #exposedfortal. Para entender o movimento #exposedfortal cabe observarmos os avanços populares na internet e entrelaçando a autores como Juarez Dayrell que propõe repensar a escola para responder os desafios dos jovens, assim como bell hooks reivindicando uma educação feminista transformadora que irá se complementar com a ativista feminista, Silvia Federici, que irá apresentar elementos históricos da construção do patriarcado. Apontaremos como metodologia o estudo do caso em uma escola pública de Fortaleza que o Movimento das meninas apresentaram, através da página do grêmio escolar, composto por maioria de meninas, vinte e dois professores acusados de assédio sexual contra as jovens estudantes. As redes sociais se tornaram um lugar de muitas práticas, boas e/ou ruins e queremos abordar o papel que essa ferramento tomou em 2020 como um porta voz de uma juventude estudantil e feminista que encontrou na internet um espaço de denúncia de violências e opressão praticado há décadas no chão da escola, por quem é influente e cumpre um papel de boa moral e ética, somado ao status de sábios e, portanto, inquestionáveis, como alguns dos professores homens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3598_TB8799_23062025230535.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KARINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annakarina.cavalcante@urca.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135293
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8799
    "inscrito_id" => 3598
    "titulo" => "PRIMAVERA DAS MENINAS: O ENCONTRO DO MOVIMENTO FEMINISTA NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "Propomos uma abordagem sociológica e histórica que envolve diversos atores como o Movimento Estudantil e a vanguarda de meninas, um pouco do contexto político para compreendermos o passo a passo de um amadurecimento de consciência de lutas que se retroalimentam com o feminismo e o ciberativismos. Nosso ponto principal são as repercussões do movimento de estudantes feministas que se deu nas redes sociais em tempos de pandemia, o ano foi 2020, e o movimento ficou conhecido como #exposedfortal. Para entender o movimento #exposedfortal cabe observarmos os avanços populares na internet e entrelaçando a autores como Juarez Dayrell que propõe repensar a escola para responder os desafios dos jovens, assim como bell hooks reivindicando uma educação feminista transformadora que irá se complementar com a ativista feminista, Silvia Federici, que irá apresentar elementos históricos da construção do patriarcado. Apontaremos como metodologia o estudo do caso em uma escola pública de Fortaleza que o Movimento das meninas apresentaram, através da página do grêmio escolar, composto por maioria de meninas, vinte e dois professores acusados de assédio sexual contra as jovens estudantes. As redes sociais se tornaram um lugar de muitas práticas, boas e/ou ruins e queremos abordar o papel que essa ferramento tomou em 2020 como um porta voz de uma juventude estudantil e feminista que encontrou na internet um espaço de denúncia de violências e opressão praticado há décadas no chão da escola, por quem é influente e cumpre um papel de boa moral e ética, somado ao status de sábios e, portanto, inquestionáveis, como alguns dos professores homens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3598_TB8799_23062025230535.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KARINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annakarina.cavalcante@urca.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Propomos uma abordagem sociológica e histórica que envolve diversos atores como o Movimento Estudantil e a vanguarda de meninas, um pouco do contexto político para compreendermos o passo a passo de um amadurecimento de consciência de lutas que se retroalimentam com o feminismo e o ciberativismos. Nosso ponto principal são as repercussões do movimento de estudantes feministas que se deu nas redes sociais em tempos de pandemia, o ano foi 2020, e o movimento ficou conhecido como #exposedfortal. Para entender o movimento #exposedfortal cabe observarmos os avanços populares na internet e entrelaçando a autores como Juarez Dayrell que propõe repensar a escola para responder os desafios dos jovens, assim como bell hooks reivindicando uma educação feminista transformadora que irá se complementar com a ativista feminista, Silvia Federici, que irá apresentar elementos históricos da construção do patriarcado. Apontaremos como metodologia o estudo do caso em uma escola pública de Fortaleza que o Movimento das meninas apresentaram, através da página do grêmio escolar, composto por maioria de meninas, vinte e dois professores acusados de assédio sexual contra as jovens estudantes. As redes sociais se tornaram um lugar de muitas práticas, boas e/ou ruins e queremos abordar o papel que essa ferramento tomou em 2020 como um porta voz de uma juventude estudantil e feminista que encontrou na internet um espaço de denúncia de violências e opressão praticado há décadas no chão da escola, por quem é influente e cumpre um papel de boa moral e ética, somado ao status de sábios e, portanto, inquestionáveis, como alguns dos professores homens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.