Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO ALIADAS NO ENSINO: OTIMIZANDO A PRÁTICA DOCENTE E POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130325
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1783
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO ALIADAS NO ENSINO: OTIMIZANDO A PRÁTICA DOCENTE E POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A era digital tem atravessado diversas áreas do mercado de trabalho, tornando necessária a adaptação dos profissionais à tecnologia, incluindo na docência. Tecnologia é a aplicação de conhecimentos científicos para desenvolver ferramentas e soluções que facilitam atividades humanas. No contexto educacional, ferramentas baseadas em IA têm o potencial de transformar a prática docente, otimizando tarefas, personalizando o ensino e promovendo inovações pedagógicas. Este trabalho analisa a relação dos professores com a tecnologia, destacando como estas ferramentas estão sendo integradas ou não em sala de aula. Leandro Karnal, um dos autores que discorre sobre esse tema, divide os docentes em dois grupos: integrados, os que buscaram se adaptar a chamada “ educação 3.0” e os apocalípticos, que se prendem indiscutivelmente aos métodos tradicionais de ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores da rede pública de Recife, da educação infantil ao ensino superior, por meio de questionários que levaram os docentes a apresentarem suas relações com o uso da tecnologia em sala e apontaram a resistência e falta de conhecimento sobre diversas ferramentas tecnológicas, influenciadas pela falta de investimento, recursos e capacitação. Como solução, foram selecionadas ferramentas como Aithor, GammaApp, SlideGo e Canva. Foi produzido um e-book detalhando o uso de cada uma. Em seguida, foram realizadas palestras e debates em escolas públicas para apresentar os dados da pesquisa, o e-book e destacar a importância de uma nova perspectiva no trabalho conjunto entre professores e IA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3764_TB1783_07042025214537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITORIA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VITORIA"
    "autor_email" => "vieiravitoria353@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130325
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1783
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO ALIADAS NO ENSINO: OTIMIZANDO A PRÁTICA DOCENTE E POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A era digital tem atravessado diversas áreas do mercado de trabalho, tornando necessária a adaptação dos profissionais à tecnologia, incluindo na docência. Tecnologia é a aplicação de conhecimentos científicos para desenvolver ferramentas e soluções que facilitam atividades humanas. No contexto educacional, ferramentas baseadas em IA têm o potencial de transformar a prática docente, otimizando tarefas, personalizando o ensino e promovendo inovações pedagógicas. Este trabalho analisa a relação dos professores com a tecnologia, destacando como estas ferramentas estão sendo integradas ou não em sala de aula. Leandro Karnal, um dos autores que discorre sobre esse tema, divide os docentes em dois grupos: integrados, os que buscaram se adaptar a chamada “ educação 3.0” e os apocalípticos, que se prendem indiscutivelmente aos métodos tradicionais de ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores da rede pública de Recife, da educação infantil ao ensino superior, por meio de questionários que levaram os docentes a apresentarem suas relações com o uso da tecnologia em sala e apontaram a resistência e falta de conhecimento sobre diversas ferramentas tecnológicas, influenciadas pela falta de investimento, recursos e capacitação. Como solução, foram selecionadas ferramentas como Aithor, GammaApp, SlideGo e Canva. Foi produzido um e-book detalhando o uso de cada uma. Em seguida, foram realizadas palestras e debates em escolas públicas para apresentar os dados da pesquisa, o e-book e destacar a importância de uma nova perspectiva no trabalho conjunto entre professores e IA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID3764_TB1783_07042025214537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITORIA VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VITORIA"
    "autor_email" => "vieiravitoria353@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A era digital tem atravessado diversas áreas do mercado de trabalho, tornando necessária a adaptação dos profissionais à tecnologia, incluindo na docência. Tecnologia é a aplicação de conhecimentos científicos para desenvolver ferramentas e soluções que facilitam atividades humanas. No contexto educacional, ferramentas baseadas em IA têm o potencial de transformar a prática docente, otimizando tarefas, personalizando o ensino e promovendo inovações pedagógicas. Este trabalho analisa a relação dos professores com a tecnologia, destacando como estas ferramentas estão sendo integradas ou não em sala de aula. Leandro Karnal, um dos autores que discorre sobre esse tema, divide os docentes em dois grupos: integrados, os que buscaram se adaptar a chamada “ educação 3.0” e os apocalípticos, que se prendem indiscutivelmente aos métodos tradicionais de ensino. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores da rede pública de Recife, da educação infantil ao ensino superior, por meio de questionários que levaram os docentes a apresentarem suas relações com o uso da tecnologia em sala e apontaram a resistência e falta de conhecimento sobre diversas ferramentas tecnológicas, influenciadas pela falta de investimento, recursos e capacitação. Como solução, foram selecionadas ferramentas como Aithor, GammaApp, SlideGo e Canva. Foi produzido um e-book detalhando o uso de cada uma. Em seguida, foram realizadas palestras e debates em escolas públicas para apresentar os dados da pesquisa, o e-book e destacar a importância de uma nova perspectiva no trabalho conjunto entre professores e IA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.