A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130332 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 6358 "titulo" => "A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação de natureza exploratória e aplicada com abordagem qualitiva, realizada no Instituto Federal de Alagoas e tem o objetivo de caracterizar e apresentar as etapas de aplicação da Engenharia didática nas pesquisas em ensino da matemática. Originado na França, nos anos 1980, na área da didática matemática, a Engenharia didática é um método de pesquisa experimental baseado nas práticas de ensino, por meio da concepção, realização, observação e análises de sequências de ensino, validadas internamente a partir de análises a priori e a posteriori. A história da Engenharia didática é marcada por avanços que permitem uma diferenciação entre os primeiros trabalhos, da era clássica ou primeira geração, e a segunda geração de aplicação do método, que tem por objetivo desenvolver recursos tecnológicos para o ensino da matemática na Educação Básica. O método é estruturado em cinco fases. Na primeira, das análises prévias, identificam-se as variáveis macrodidática e microdidáticas; na segunda fase, de análises a priori, são observadas as dimensões epistemológica, cognitiva e didática; na terceira fase, com a sistematização prévia do percurso de aprendizagem, ocorre a experimentação; na quarta fase, pela análise a posteriori, são avaliadas as variáveis que influenciaram o processo de ensino; na quinta fase ocorre a validação do produto educacional e a descrição de suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, a Engenharia didática permite o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos na forma de percursos formativos replicáveis, adaptativos para o ensino da matemática, considerando os contextos e as condições a partir dos quais os percursos formativos foram desenvolvidos e serão aplicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6358_TB1791_19032025080835.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "EMERSON DANTAS" "autor_email" => "emerson.dantas@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130332 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1791 "inscrito_id" => 6358 "titulo" => "A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação de natureza exploratória e aplicada com abordagem qualitiva, realizada no Instituto Federal de Alagoas e tem o objetivo de caracterizar e apresentar as etapas de aplicação da Engenharia didática nas pesquisas em ensino da matemática. Originado na França, nos anos 1980, na área da didática matemática, a Engenharia didática é um método de pesquisa experimental baseado nas práticas de ensino, por meio da concepção, realização, observação e análises de sequências de ensino, validadas internamente a partir de análises a priori e a posteriori. A história da Engenharia didática é marcada por avanços que permitem uma diferenciação entre os primeiros trabalhos, da era clássica ou primeira geração, e a segunda geração de aplicação do método, que tem por objetivo desenvolver recursos tecnológicos para o ensino da matemática na Educação Básica. O método é estruturado em cinco fases. Na primeira, das análises prévias, identificam-se as variáveis macrodidática e microdidáticas; na segunda fase, de análises a priori, são observadas as dimensões epistemológica, cognitiva e didática; na terceira fase, com a sistematização prévia do percurso de aprendizagem, ocorre a experimentação; na quarta fase, pela análise a posteriori, são avaliadas as variáveis que influenciaram o processo de ensino; na quinta fase ocorre a validação do produto educacional e a descrição de suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, a Engenharia didática permite o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos na forma de percursos formativos replicáveis, adaptativos para o ensino da matemática, considerando os contextos e as condições a partir dos quais os percursos formativos foram desenvolvidos e serão aplicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6358_TB1791_19032025080835.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON DE OLIVEIRA DANTAS" "autor_nome_curto" => "EMERSON DANTAS" "autor_email" => "emerson.dantas@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }