"DEAR MISS REHANA": LITERATURA PÓS-COLONIAL, OPÇÕES DECOLONIAIS E O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130458 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 9337 "titulo" => ""DEAR MISS REHANA": LITERATURA PÓS-COLONIAL, OPÇÕES DECOLONIAIS E O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do ensino médio integrado ao técnico, envolvendo a leitura do conto “Good advice is rarer than rubies”, de Salman Rushdie, para fomentar perspectivas decoloniais no ensino de inglês como língua internacional (EIL). A partir de atividades de leitura, debates e produção de cartas dirigidas à personagem Miss Rehana, busca-se integrar discussões sobre colonialismo, imigração e identidade em práticas pedagógicas que valorizem a diversidade linguística e cultural. O enfoque recai sobre a abordagem decolonial, que questiona hierarquias estabelecidas pelo legado imperialista e promove a agência de professores e aprendizes na construção de significados. Ao considerar o inglês como um idioma global e intercultural, em vez de limitado a falantes nativos, cria-se espaço para a inclusão de diferentes variedades e experiências culturais no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados sugere que o uso de textos literários com viés pós-colonial estimula o senso crítico, a empatia e a reflexão sobre relações de poder, ao mesmo tempo em que fortalece a competência comunicativa dos estudantes. Essa abordagem legitima a presença de diversas vozes em sala de aula, o que se mostra especialmente relevante em contextos marcados por heranças históricas complexas, como o colonialismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9337_TB1956_11032025110115.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO ANTÔNIO NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caio.nobrega@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130458 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1956 "inscrito_id" => 9337 "titulo" => ""DEAR MISS REHANA": LITERATURA PÓS-COLONIAL, OPÇÕES DECOLONIAIS E O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA INTERNACIONAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do ensino médio integrado ao técnico, envolvendo a leitura do conto “Good advice is rarer than rubies”, de Salman Rushdie, para fomentar perspectivas decoloniais no ensino de inglês como língua internacional (EIL). A partir de atividades de leitura, debates e produção de cartas dirigidas à personagem Miss Rehana, busca-se integrar discussões sobre colonialismo, imigração e identidade em práticas pedagógicas que valorizem a diversidade linguística e cultural. O enfoque recai sobre a abordagem decolonial, que questiona hierarquias estabelecidas pelo legado imperialista e promove a agência de professores e aprendizes na construção de significados. Ao considerar o inglês como um idioma global e intercultural, em vez de limitado a falantes nativos, cria-se espaço para a inclusão de diferentes variedades e experiências culturais no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados sugere que o uso de textos literários com viés pós-colonial estimula o senso crítico, a empatia e a reflexão sobre relações de poder, ao mesmo tempo em que fortalece a competência comunicativa dos estudantes. Essa abordagem legitima a presença de diversas vozes em sala de aula, o que se mostra especialmente relevante em contextos marcados por heranças históricas complexas, como o colonialismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9337_TB1956_11032025110115.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO ANTÔNIO NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "CAIO" "autor_email" => "caio.nobrega@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }