TEATRO EM SALA DE AULA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE “PLUFT, O FANTASMINHA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4956 "inscrito_id" => 13584 "titulo" => "TEATRO EM SALA DE AULA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE “PLUFT, O FANTASMINHA”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências desenvolvidas em sala de aula no contexto do estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Teatro, nas quais se articularam teatro e literatura com a finalidade de desenvolver, nos educandos, capacidades de expressão, comunicação, criatividade e trabalho em equipe, além de estimular a prática da leitura e ampliar o repertório literário. Para tanto, foi utilizada a peça infantil "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado, escrita especialmente para o trabalho com crianças e adolescentes. As vivências ocorreram em turmas do Ensino Fundamental e contaram com a aplicação de métodos propostos por Viola Spolin, Augusto Boal e Sandra Chacra, buscando uma abordagem dinâmica e libertadora que, além de aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, promoveu um envolvimento profundo e sensível com a obra literária. As conclusões extraídas da experiência indicam que as metodologias aplicadas valorizam a construção coletiva do saber e favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interpessoais. O teatro, nesse contexto, revelou-se um instrumento potente para a exploração da literatura de forma viva e interativa, contribuindo para a efetivação do principal objetivo deste trabalho: fomentar uma aprendizagem significativa que ultrapasse os limites da leitura convencional de textos. Constatou-se, portanto, que as práticas teatrais adotadas se destacam como estratégias educacionais eficazes, promovendo o crescimento intelectual e social dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13584_TB4956_06042025185022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WUDSON DE JESUS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANSEN" "autor_email" => "wudsonmadame16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4956 "inscrito_id" => 13584 "titulo" => "TEATRO EM SALA DE AULA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE “PLUFT, O FANTASMINHA”" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências desenvolvidas em sala de aula no contexto do estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Teatro, nas quais se articularam teatro e literatura com a finalidade de desenvolver, nos educandos, capacidades de expressão, comunicação, criatividade e trabalho em equipe, além de estimular a prática da leitura e ampliar o repertório literário. Para tanto, foi utilizada a peça infantil "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado, escrita especialmente para o trabalho com crianças e adolescentes. As vivências ocorreram em turmas do Ensino Fundamental e contaram com a aplicação de métodos propostos por Viola Spolin, Augusto Boal e Sandra Chacra, buscando uma abordagem dinâmica e libertadora que, além de aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, promoveu um envolvimento profundo e sensível com a obra literária. As conclusões extraídas da experiência indicam que as metodologias aplicadas valorizam a construção coletiva do saber e favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interpessoais. O teatro, nesse contexto, revelou-se um instrumento potente para a exploração da literatura de forma viva e interativa, contribuindo para a efetivação do principal objetivo deste trabalho: fomentar uma aprendizagem significativa que ultrapasse os limites da leitura convencional de textos. Constatou-se, portanto, que as práticas teatrais adotadas se destacam como estratégias educacionais eficazes, promovendo o crescimento intelectual e social dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13584_TB4956_06042025185022.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WUDSON DE JESUS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANSEN" "autor_email" => "wudsonmadame16@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }