ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA AULA APLICADA AOS ALUNOS DO 4º ANO SOBRE CONHECIMENTOS DE OBJETOS TRADICIONAIS DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130518 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2040 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA AULA APLICADA AOS ALUNOS DO 4º ANO SOBRE CONHECIMENTOS DE OBJETOS TRADICIONAIS DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA" "resumo" => "A etnomatemática tem um importante significado para o aluno indígena, pois não apenas valoriza suas tradições e conhecimentos ancestrais, mas também contribui para a construção de sua identidade cultural. O objetivo desse trabalho é compreender como a etnomatemática permeia a educação escolar indígena e como os alunos Macuxi e Wapichana de uma escola indígena, utilizam conceitos tradicionais em seu cotidiano, por meio de conhecimentos sobre objetos tradicionais indígenas denominados tecnologia, reconhecendo as práticas culturais e conhecimentos ancestrais aplicados na construção e uso desses objetos. A fim de valorizar as contribuições indígenas e promover uma reflexão sobre a importância desses objetos na vida cotidiana. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete na Comunidade Canauanim Região Serra da Lua município do Cantá estado de Roraima, com a turma do 4° ano A, que tem um total de 22 alunos indígenas, sendo 18 da etnia Wapichana e 04 da etnia Macuxi. Os procedimentos foram a aplicação de uma atividade na qual consta uma lista de objetos, que fazem parte seu cotidiano e da cultura da comunidade Canaunim, cada aluno escolheu três objetos, e de acordo com seu conhecimento explicaram de que o objeto é feito, detalhando os materiais utilizados e o processo de produção e por fim fizeram um desenho do objeto escolhido estimulando sua criatividade, permitindo que eles expressassem sua compreensão sobre os objetos de uma maneira visual. A atividade foi bastante produtiva onde os alunos reconheceram a importância dos conhecimentos tradicionais indígenas através dos objetos tradicionais, entendendo que eles tem uma grande importância para a sua cultura aplicada ao seu cotidiano. Ao integrar os conhecimentos indígenas no ensino, é possível promover uma educação mais inclusiva, que não apenas reconhece, mas também valoriza a diversidade cultural presente na comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8639_TB2040_11032025122834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENYA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KENYA Santos" "autor_email" => "kenyasilvadossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130518 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2040 "inscrito_id" => 8639 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA AULA APLICADA AOS ALUNOS DO 4º ANO SOBRE CONHECIMENTOS DE OBJETOS TRADICIONAIS DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA" "resumo" => "A etnomatemática tem um importante significado para o aluno indígena, pois não apenas valoriza suas tradições e conhecimentos ancestrais, mas também contribui para a construção de sua identidade cultural. O objetivo desse trabalho é compreender como a etnomatemática permeia a educação escolar indígena e como os alunos Macuxi e Wapichana de uma escola indígena, utilizam conceitos tradicionais em seu cotidiano, por meio de conhecimentos sobre objetos tradicionais indígenas denominados tecnologia, reconhecendo as práticas culturais e conhecimentos ancestrais aplicados na construção e uso desses objetos. A fim de valorizar as contribuições indígenas e promover uma reflexão sobre a importância desses objetos na vida cotidiana. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete na Comunidade Canauanim Região Serra da Lua município do Cantá estado de Roraima, com a turma do 4° ano A, que tem um total de 22 alunos indígenas, sendo 18 da etnia Wapichana e 04 da etnia Macuxi. Os procedimentos foram a aplicação de uma atividade na qual consta uma lista de objetos, que fazem parte seu cotidiano e da cultura da comunidade Canaunim, cada aluno escolheu três objetos, e de acordo com seu conhecimento explicaram de que o objeto é feito, detalhando os materiais utilizados e o processo de produção e por fim fizeram um desenho do objeto escolhido estimulando sua criatividade, permitindo que eles expressassem sua compreensão sobre os objetos de uma maneira visual. A atividade foi bastante produtiva onde os alunos reconheceram a importância dos conhecimentos tradicionais indígenas através dos objetos tradicionais, entendendo que eles tem uma grande importância para a sua cultura aplicada ao seu cotidiano. Ao integrar os conhecimentos indígenas no ensino, é possível promover uma educação mais inclusiva, que não apenas reconhece, mas também valoriza a diversidade cultural presente na comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8639_TB2040_11032025122834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENYA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KENYA Santos" "autor_email" => "kenyasilvadossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }