UM DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO: UM RELATO DA CONSTRUÇÃO DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 619 "titulo" => "UM DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO: UM RELATO DA CONSTRUÇÃO DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o campo do estágio em Psicologia Escolar e Educacional em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada em um bairro periférico da cidade de Porto Alegre, vinculada ao Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS. As atividades propostas no estágio abraçam acolhimentos, escuta, encaminhamento, intervenções, projetos de infância, adolescência e de transição, além de oferecer espaços de escuta e formação para professores, funcionários e equipe diretiva, promovendo um trabalho integrado entre escola e comunidade. É percebido que muitos profissionais que atuam na instituição não compreendem as funções do psicólogo escolar, o que acarreta algumas resistências à presença do serviço de psicologia, principalmente em sala de aula. Desconfianças e receios em relação à observação realizada em sala são reflexos da dificuldade em compreender a importância das observações e intervenções com os alunos e todos da comunidade escolar. Apesar dos desafios, identificamos muitos alunos, docentes e funcionários curiosos e disponíveis para construir em conjunto, o que contribuiu para estabelecer vínculos e compreender o sistema escola-alunos-professores, promovendo espaços de reflexão por meio da escuta e do diálogo. A Psicologia Escolar e Educacional no SAPP adota a perspectiva do bem-estar e saúde mental nas instituições educacionais, enfatizando o desenvolvimento positivo, destacando as potencialidades e valorizando a diversidade, com a colaboração de todos agentes da comunidade escolar, buscando ações integradoras que permitam um espaço seguro de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID619_TB2066_11032025130918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA GONÇALVES DE BORTOLI" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovannagbortoli@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130535 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2066 "inscrito_id" => 619 "titulo" => "UM DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO: UM RELATO DA CONSTRUÇÃO DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o campo do estágio em Psicologia Escolar e Educacional em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada em um bairro periférico da cidade de Porto Alegre, vinculada ao Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da PUCRS. As atividades propostas no estágio abraçam acolhimentos, escuta, encaminhamento, intervenções, projetos de infância, adolescência e de transição, além de oferecer espaços de escuta e formação para professores, funcionários e equipe diretiva, promovendo um trabalho integrado entre escola e comunidade. É percebido que muitos profissionais que atuam na instituição não compreendem as funções do psicólogo escolar, o que acarreta algumas resistências à presença do serviço de psicologia, principalmente em sala de aula. Desconfianças e receios em relação à observação realizada em sala são reflexos da dificuldade em compreender a importância das observações e intervenções com os alunos e todos da comunidade escolar. Apesar dos desafios, identificamos muitos alunos, docentes e funcionários curiosos e disponíveis para construir em conjunto, o que contribuiu para estabelecer vínculos e compreender o sistema escola-alunos-professores, promovendo espaços de reflexão por meio da escuta e do diálogo. A Psicologia Escolar e Educacional no SAPP adota a perspectiva do bem-estar e saúde mental nas instituições educacionais, enfatizando o desenvolvimento positivo, destacando as potencialidades e valorizando a diversidade, com a colaboração de todos agentes da comunidade escolar, buscando ações integradoras que permitam um espaço seguro de desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID619_TB2066_11032025130918.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA GONÇALVES DE BORTOLI" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovannagbortoli@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }