ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SANTANA DO MARANHÃO – MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7756 "inscrito_id" => 16647 "titulo" => "ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SANTANA DO MARANHÃO – MA" "resumo" => "Ao refletirmos sobre o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade, percebemos as diversas possibilidades e desafios enfrentados, especialmente no que diz respeito à relevância das práticas pedagógicas, à diversificação dos métodos de ensino e à necessidade de engajamento dos alunos. O ensino da língua em sala de aula não pode ser desvinculado do contexto cultural, social e tecnológico em que os alunos estão inseridos. O aluno necessita de um processo interativo com a linguagem, focado em seu aprendizado, para que possa participar ativamente de decisões tanto dentro quanto fora da sala de aula. Esse princípio reflete o ideal do novo ensino médio, que coloca o aluno como protagonista de seu próprio desenvolvimento, incentivando-o a perseguir seus sonhos e tomar decisões mais conscientes sobre seu futuro. Este trabalho propõe uma análise sobre a relevância das abordagens interdisciplinares na formação de professores de Língua Portuguesa do ensino médio, explorando como essas metodologias podem fortalecer o ensino da disciplina. O objetivo é investigar de que forma essas abordagens contribuem para o desenvolvimento de competências linguísticas e críticas dos alunos do ensino médio no município de Santana do Maranhão, promovendo uma aprendizagem mais integrada e significativa. Versando a partir dos pressupostos de Antunes (2009), Freire (2000), Piaget (1972), dentre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16647_TB7756_05052025103537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES GARCÊS SILVA" "autor_nome_curto" => "MOISES GARCÊS" "autor_email" => "moisg01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134595 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7756 "inscrito_id" => 16647 "titulo" => "ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SANTANA DO MARANHÃO – MA" "resumo" => "Ao refletirmos sobre o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade, percebemos as diversas possibilidades e desafios enfrentados, especialmente no que diz respeito à relevância das práticas pedagógicas, à diversificação dos métodos de ensino e à necessidade de engajamento dos alunos. O ensino da língua em sala de aula não pode ser desvinculado do contexto cultural, social e tecnológico em que os alunos estão inseridos. O aluno necessita de um processo interativo com a linguagem, focado em seu aprendizado, para que possa participar ativamente de decisões tanto dentro quanto fora da sala de aula. Esse princípio reflete o ideal do novo ensino médio, que coloca o aluno como protagonista de seu próprio desenvolvimento, incentivando-o a perseguir seus sonhos e tomar decisões mais conscientes sobre seu futuro. Este trabalho propõe uma análise sobre a relevância das abordagens interdisciplinares na formação de professores de Língua Portuguesa do ensino médio, explorando como essas metodologias podem fortalecer o ensino da disciplina. O objetivo é investigar de que forma essas abordagens contribuem para o desenvolvimento de competências linguísticas e críticas dos alunos do ensino médio no município de Santana do Maranhão, promovendo uma aprendizagem mais integrada e significativa. Versando a partir dos pressupostos de Antunes (2009), Freire (2000), Piaget (1972), dentre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16647_TB7756_05052025103537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES GARCÊS SILVA" "autor_nome_curto" => "MOISES GARCÊS" "autor_email" => "moisg01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }