REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MULHERES NA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130688 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2276 "inscrito_id" => 3484 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MULHERES NA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática sobre mulheres na matemática, com ênfase na visibilidade e reconhecimento de suas contribuições para a área. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos identificar o nível de conhecimento dos participantes sobre a participação e contribuição de mulheres na matemática; investigar os fatores que influenciam no conhecimento, ou desconhecimento, dos estudantes sobre mulheres na matemática e analisar como a visibilidade de mulheres na matemática interagem para a participação e engajamento feminino nessa área. A fim de atingir os objetivos da pesquisa partimos dos construtos teóricos sobre a participação de mulheres na matemática e das Teorias das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1970). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso e pela abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados obtidos a partir de questionários com perguntas abertas e fechadas. Para a organização e interpretação de dados utilizou-se da análise de conteúdo temática não frequencial, em Bardin (2016). Os resultados indicaram que os estudantes detêm um conhecimento limitado sobre a presença e as contribuições das mulheres na matemática. Por outro lado, as representações sociais acerca das mulheres nessa área sugerem um discurso de ressignificação do papel feminino na matemática. Contudo, embora esse discurso apresente um avanço significativo, sua efetivação plena irá depender da superação das persistentes desigualdades de gênero que ainda subsistem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3484_TB2276_11032025161431.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danielearaujo2712@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130688 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2276 "inscrito_id" => 3484 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MULHERES NA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática sobre mulheres na matemática, com ênfase na visibilidade e reconhecimento de suas contribuições para a área. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos específicos identificar o nível de conhecimento dos participantes sobre a participação e contribuição de mulheres na matemática; investigar os fatores que influenciam no conhecimento, ou desconhecimento, dos estudantes sobre mulheres na matemática e analisar como a visibilidade de mulheres na matemática interagem para a participação e engajamento feminino nessa área. A fim de atingir os objetivos da pesquisa partimos dos construtos teóricos sobre a participação de mulheres na matemática e das Teorias das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1970). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso e pela abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados obtidos a partir de questionários com perguntas abertas e fechadas. Para a organização e interpretação de dados utilizou-se da análise de conteúdo temática não frequencial, em Bardin (2016). Os resultados indicaram que os estudantes detêm um conhecimento limitado sobre a presença e as contribuições das mulheres na matemática. Por outro lado, as representações sociais acerca das mulheres nessa área sugerem um discurso de ressignificação do papel feminino na matemática. Contudo, embora esse discurso apresente um avanço significativo, sua efetivação plena irá depender da superação das persistentes desigualdades de gênero que ainda subsistem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3484_TB2276_11032025161431.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE ARAUJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danielearaujo2712@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }