CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: A REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7235 "inscrito_id" => 13043 "titulo" => "CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: A REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A construção de um currículo inclusivo é essencial para garantir o aprendizado de alunos com Síndrome de Down. A adaptação curricular, aliada a metodologias diversificadas e ao uso de recursos midiáticos, contribui para a valorização da diversidade e o desenvolvimento desses estudantes. Filmes e séries desempenham um papel importante ao sensibilizar a comunidade escolar sobre os desafios da inclusão, favorecendo práticas pedagógicas acessíveis e reflexivas. Este estudo analisa como a representação de alunos com Síndrome de Down no cinema e na televisão pode apoiar a construção de um currículo que respeite as singularidades e potencialidades dos estudantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, realiza-se uma revisão bibliográfica e análise de obras como O Menino da Porteira (2009) e Atypical (2017), explorando como essas narrativas contribuem para a compreensão dos desafios educacionais e sociais enfrentados por esses alunos. A Educação Inclusiva, fundamentada na LDB 9.394/96 e na Política Nacional de Educação Especial, reforça a importância de estratégias pedagógicas que promovam a participação ativa dos estudantes com deficiência intelectual. O currículo inclusivo deve valorizar as diferenças e reconhecer as potencialidades de cada aluno, garantindo acesso a uma aprendizagem significativa. A falta de formação docente específica e a escassez de materiais adaptados dificultam a implementação de práticas inclusivas eficazes. Nesse sentido, o uso de filmes e séries na educação pode ampliar a percepção dos educadores sobre a inclusão, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo. Conclui-se que a representatividade midiática dos alunos com Síndrome de Down pode servir como ferramenta pedagógica na construção de um currículo inclusivo, estimulando a reflexão e o desenvolvimento de práticas que valorizem a diversidade e favoreçam a autonomia dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13043_TB7235_24042025175740.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianauemasul@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7235 "inscrito_id" => 13043 "titulo" => "CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: A REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM FILMES E SÉRIES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A construção de um currículo inclusivo é essencial para garantir o aprendizado de alunos com Síndrome de Down. A adaptação curricular, aliada a metodologias diversificadas e ao uso de recursos midiáticos, contribui para a valorização da diversidade e o desenvolvimento desses estudantes. Filmes e séries desempenham um papel importante ao sensibilizar a comunidade escolar sobre os desafios da inclusão, favorecendo práticas pedagógicas acessíveis e reflexivas. Este estudo analisa como a representação de alunos com Síndrome de Down no cinema e na televisão pode apoiar a construção de um currículo que respeite as singularidades e potencialidades dos estudantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, realiza-se uma revisão bibliográfica e análise de obras como O Menino da Porteira (2009) e Atypical (2017), explorando como essas narrativas contribuem para a compreensão dos desafios educacionais e sociais enfrentados por esses alunos. A Educação Inclusiva, fundamentada na LDB 9.394/96 e na Política Nacional de Educação Especial, reforça a importância de estratégias pedagógicas que promovam a participação ativa dos estudantes com deficiência intelectual. O currículo inclusivo deve valorizar as diferenças e reconhecer as potencialidades de cada aluno, garantindo acesso a uma aprendizagem significativa. A falta de formação docente específica e a escassez de materiais adaptados dificultam a implementação de práticas inclusivas eficazes. Nesse sentido, o uso de filmes e séries na educação pode ampliar a percepção dos educadores sobre a inclusão, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e equitativo. Conclui-se que a representatividade midiática dos alunos com Síndrome de Down pode servir como ferramenta pedagógica na construção de um currículo inclusivo, estimulando a reflexão e o desenvolvimento de práticas que valorizem a diversidade e favoreçam a autonomia dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13043_TB7235_24042025175740.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianauemasul@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }