EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: O USO DO ARASAAC NA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
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Segundo Paulo Freire (1996), a educação é um ato emancipatório e inclusivo, permitindo que todos aprendam. Para Vygotsky (1991), a aprendizagem se dá na interação social, sendo possível desde que haja mediação adequada. Este estudo analisa a aplicação do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC) na adaptação de atividades em uma aula de língua inglesa, promovendo a participação de todos os alunos. A pesquisa qualitativa envolveu um estudo de caso em uma turma do ensino fundamental, com atividades adaptadas por meio de pictogramas do ARASAAC, utilizando metodologias lúdicas e metodologias ativas. Os resultados mostram que a Tecnologia Assistiva proporcionou maior engajamento e acessibilidade ao conteúdo, respeitando a neurodiversidade. Além disso, a adaptação permitiu que todos os alunos acessassem o mesmo conteúdo, promovendo um ambiente mais inclusivo, conforme a Constituição Federal de 1988, que garante a educação como um direito de todos. 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