A (DES)CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO A PARTIR DE MARCOS BAGNO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 10089 "titulo" => "A (DES)CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO A PARTIR DE MARCOS BAGNO" "resumo" => "Este trabalho parte de uma experiência vivenciada no PIBID no ensino médio e tem como objetivo investigar como os alunos compreendem o preconceito linguístico antes e depois da leitura do livro Preconceito Linguístico – O Que É, Como Se Faz, de Marcos Bagno. A pesquisa busca analisar se a discussão em sala de aula contribui para a desconstrução de ideias preconceituosas sobre a língua e a construção do pensamento, promovendo uma reflexão crítica sobre a variação linguística e sua relação com questões sociais. A fundamentação teórica se apoia na Sociolinguística, que compreende a língua como dinâmica e variável, em oposição à gramática normativa tradicional (Bagno, 1999; Bortono-Ricardo, 2004). Além disso, dialogamos com Ferdinand de Saussure (2006), que diferencia língua e fala, e com Carlos Alberto Faraco (2008), que discute a norma culta e o ensino de português. Consideramos ainda a perspectiva de William Labov (2008) sobre variação linguística e o estigma social. Metodologicamente, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com três etapas iniciando pela aplicação de um questionário para identificar as percepções dos alunos sobre preconceito linguístico; A leitura e o debate da obra de Bagno, aliados a metodologias ativas, como quizzes e discussão em grupo; E a aplicação de um questionário final para comparar as respostas e analisar mudanças de percepção. Os resultados indicam que, após a leitura e a discussão, os alunos demonstram maior conhecimento da diversidade linguística, questionando a noção de "erro" imposta pela ideologia linguística dominante e reconhecendo a variação da língua como um aspecto natural e legítimo. O estudo reforça a necessidade de abordar a Sociolinguística crítica no ensino de português, promovendo um ensino mais inclusivo e crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10089_TB3189_11032025220502.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE SOARES" "autor_email" => "felipesoares1996@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 10089 "titulo" => "A (DES)CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO A PARTIR DE MARCOS BAGNO" "resumo" => "Este trabalho parte de uma experiência vivenciada no PIBID no ensino médio e tem como objetivo investigar como os alunos compreendem o preconceito linguístico antes e depois da leitura do livro Preconceito Linguístico – O Que É, Como Se Faz, de Marcos Bagno. A pesquisa busca analisar se a discussão em sala de aula contribui para a desconstrução de ideias preconceituosas sobre a língua e a construção do pensamento, promovendo uma reflexão crítica sobre a variação linguística e sua relação com questões sociais. A fundamentação teórica se apoia na Sociolinguística, que compreende a língua como dinâmica e variável, em oposição à gramática normativa tradicional (Bagno, 1999; Bortono-Ricardo, 2004). Além disso, dialogamos com Ferdinand de Saussure (2006), que diferencia língua e fala, e com Carlos Alberto Faraco (2008), que discute a norma culta e o ensino de português. Consideramos ainda a perspectiva de William Labov (2008) sobre variação linguística e o estigma social. Metodologicamente, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com três etapas iniciando pela aplicação de um questionário para identificar as percepções dos alunos sobre preconceito linguístico; A leitura e o debate da obra de Bagno, aliados a metodologias ativas, como quizzes e discussão em grupo; E a aplicação de um questionário final para comparar as respostas e analisar mudanças de percepção. Os resultados indicam que, após a leitura e a discussão, os alunos demonstram maior conhecimento da diversidade linguística, questionando a noção de "erro" imposta pela ideologia linguística dominante e reconhecendo a variação da língua como um aspecto natural e legítimo. O estudo reforça a necessidade de abordar a Sociolinguística crítica no ensino de português, promovendo um ensino mais inclusivo e crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10089_TB3189_11032025220502.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE SOARES" "autor_email" => "felipesoares1996@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }