Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130696
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2287
    "inscrito_id" => 6998
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A Resolução nº 09/2020, que altera e atualiza a Resolução nº 087/2010, a qual trata das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana e da História e Cultura Indígena na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, impulsiona mudanças significativas na Educação Básica, articulando o respeito, a sensibilização, o reconhecimento e a responsabilização em relação à prática educacional, considerando a diversidade étnico-racial, a equidade e a justiça social. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a importância de abordar, no currículo local, a diversidade sociocultural e suas implicações na sociedade. Nesse intento, este artigo propõe apresentar uma análise qualitativa do trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande. O objetivo é contribuir e fortalecer as práticas educacionais no âmbito da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na comunidade escolar. Para tanto, as Unidades Educacionais têm um papel importante em cumprir o que rege a Educação para as Relações Étnico-Raciais e é nesse contexto que uma das formas de intensificar pedagogicamente a construção de uma pedagogia voltada para diversidade é garantir o direito à educação de forma que considere a história e a cultura africana e afro-brasileira. Esse entendimento é responsável por implementar ações educativas, promovendo os direitos humanos, a equidade e a igualdade. Assim, constata-se que o Município de Campina Grande-PB foi contemplado com o Selo Nacional Petronilha Beatriz que reconhece as ações que promovem a equidade racial e a Educação para as Relações Étnicos-Raciais. Importante ressaltar que este trabalho é fundamentado teoricamente nos seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/93); Lei 10.639/03, 11.645/2018; Parecer do CNE/CP 03/2004; CNE/CP 01/2004; e Lei Municipal 5.337/2013."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6998_TB2287_11032025162120.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRÁCIA NÚBIA CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GRÁCIA"
    "autor_email" => "gracianubiaseduc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130696
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2287
    "inscrito_id" => 6998
    "titulo" => "AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "A Resolução nº 09/2020, que altera e atualiza a Resolução nº 087/2010, a qual trata das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana e da História e Cultura Indígena na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, impulsiona mudanças significativas na Educação Básica, articulando o respeito, a sensibilização, o reconhecimento e a responsabilização em relação à prática educacional, considerando a diversidade étnico-racial, a equidade e a justiça social. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a importância de abordar, no currículo local, a diversidade sociocultural e suas implicações na sociedade. Nesse intento, este artigo propõe apresentar uma análise qualitativa do trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande. O objetivo é contribuir e fortalecer as práticas educacionais no âmbito da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na comunidade escolar. Para tanto, as Unidades Educacionais têm um papel importante em cumprir o que rege a Educação para as Relações Étnico-Raciais e é nesse contexto que uma das formas de intensificar pedagogicamente a construção de uma pedagogia voltada para diversidade é garantir o direito à educação de forma que considere a história e a cultura africana e afro-brasileira. Esse entendimento é responsável por implementar ações educativas, promovendo os direitos humanos, a equidade e a igualdade. Assim, constata-se que o Município de Campina Grande-PB foi contemplado com o Selo Nacional Petronilha Beatriz que reconhece as ações que promovem a equidade racial e a Educação para as Relações Étnicos-Raciais. Importante ressaltar que este trabalho é fundamentado teoricamente nos seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/93); Lei 10.639/03, 11.645/2018; Parecer do CNE/CP 03/2004; CNE/CP 01/2004; e Lei Municipal 5.337/2013."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6998_TB2287_11032025162120.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRÁCIA NÚBIA CABRAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GRÁCIA"
    "autor_email" => "gracianubiaseduc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Resolução nº 09/2020, que altera e atualiza a Resolução nº 087/2010, a qual trata das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana e da História e Cultura Indígena na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, impulsiona mudanças significativas na Educação Básica, articulando o respeito, a sensibilização, o reconhecimento e a responsabilização em relação à prática educacional, considerando a diversidade étnico-racial, a equidade e a justiça social. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a importância de abordar, no currículo local, a diversidade sociocultural e suas implicações na sociedade. Nesse intento, este artigo propõe apresentar uma análise qualitativa do trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande. O objetivo é contribuir e fortalecer as práticas educacionais no âmbito da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na comunidade escolar. Para tanto, as Unidades Educacionais têm um papel importante em cumprir o que rege a Educação para as Relações Étnico-Raciais e é nesse contexto que uma das formas de intensificar pedagogicamente a construção de uma pedagogia voltada para diversidade é garantir o direito à educação de forma que considere a história e a cultura africana e afro-brasileira. Esse entendimento é responsável por implementar ações educativas, promovendo os direitos humanos, a equidade e a igualdade. Assim, constata-se que o Município de Campina Grande-PB foi contemplado com o Selo Nacional Petronilha Beatriz que reconhece as ações que promovem a equidade racial e a Educação para as Relações Étnicos-Raciais. Importante ressaltar que este trabalho é fundamentado teoricamente nos seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/93); Lei 10.639/03, 11.645/2018; Parecer do CNE/CP 03/2004; CNE/CP 01/2004; e Lei Municipal 5.337/2013.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.