Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPO DE APRENDER COM AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a prática pedagógica voltada para a didatização de trilhas com foco na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem na busca da recomposição das aprendizagens. Durante o mês de férias na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, é ofertado o Projeto Sem Tempo a Perder para estudantes avaliados, no ano letivo anterior, com nível de proficiência insuficiente ou básico em Língua Portuguesa e Matemática. Assim, as Trilhas de Aprendizagem, como conjunto sistemático e contínuo de atividades, proporcionam o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da flexibilidade, experiência e diversidade de estímulos, além de fundamentarem o fazer pedagógico nas Escolas Municipais. Sendo assim, este trabalho justifica-se a partir da prática dos professores que atuaram nesse Projeto com foco em bons resultados de aprendizagens dos estudantes dos anos iniciais. Nessa perspectiva, traz-se como objetivo geral compreender de que maneira acontecem as práticas pedagógicas para os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os intuitos são: analisar essas práticas pedagógicas de ensino, refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de bons resultados e discutir estratégias de aprendizagem. O estudo caracteriza-se como quantitativo e qualitativo com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2023) e Ventura (2020) sobre avaliação da aprendizagem e nas reflexões de Morin (2000) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, as Trilhas de Aprendizagens contribuíram para o avanço dos estudantes no processo de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de habilidades e competências.

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