REPRESENTAÇÕES HUMANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE RACIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2385 "inscrito_id" => 9410 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES HUMANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE RACIAL" "resumo" => "O presente resumo apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Matemática do Colégio Pedro II, que teve por objetivo investigar como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática, a partir do ponto de vista racial. Os parâmetros de raça foram definidos conforme proposto pelo IBGE.Foram analisadas 4 coleções de livros didáticos, onde duas foram utilizadas no ano de 2014 e duas no ano de 2023. Foi observado o perfil racial das personas apresentadas ali assim como são retratadas em diferentes cenários, como de trabalho, cultura e ciência. A análise das informações ocorreu a partir de um ponto de vista quantitativo e qualitativo, buscando apresentar a quantidade de personas presentes nos livros e a distribuição racial.A pesquisa tem como suporte estudos sobre a ideologia do livro didático (Faria, 1989), a representação semiótica (Duval, 2017), e as teorias de aprendizagem de Vygotsky (Moreira, 1999). Tais estudos colaboram para a análise de como os materiais didáticos apoiam o processo de aprendizagem e como as representações presentes nesses materiais são importantes. A partir da análise apresentada foi possível concluir que há maior representação de pessoas com determinadas características em um conjunto de atividades ou situações, que pode reforçar que tais atividades/situações devem ser exercidas apenas por pessoas com as referidas características, fazendo com que estereótipos sejam perpetuados entre estudantes, limitando sua visão de mundo e as possibilidades de futuro que vislumbram para si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9410_TB2385_11032025172852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DA SILVA ABDIAS" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "abdiasthais@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2385 "inscrito_id" => 9410 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES HUMANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE RACIAL" "resumo" => "O presente resumo apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Matemática do Colégio Pedro II, que teve por objetivo investigar como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática, a partir do ponto de vista racial. Os parâmetros de raça foram definidos conforme proposto pelo IBGE.Foram analisadas 4 coleções de livros didáticos, onde duas foram utilizadas no ano de 2014 e duas no ano de 2023. Foi observado o perfil racial das personas apresentadas ali assim como são retratadas em diferentes cenários, como de trabalho, cultura e ciência. A análise das informações ocorreu a partir de um ponto de vista quantitativo e qualitativo, buscando apresentar a quantidade de personas presentes nos livros e a distribuição racial.A pesquisa tem como suporte estudos sobre a ideologia do livro didático (Faria, 1989), a representação semiótica (Duval, 2017), e as teorias de aprendizagem de Vygotsky (Moreira, 1999). Tais estudos colaboram para a análise de como os materiais didáticos apoiam o processo de aprendizagem e como as representações presentes nesses materiais são importantes. A partir da análise apresentada foi possível concluir que há maior representação de pessoas com determinadas características em um conjunto de atividades ou situações, que pode reforçar que tais atividades/situações devem ser exercidas apenas por pessoas com as referidas características, fazendo com que estereótipos sejam perpetuados entre estudantes, limitando sua visão de mundo e as possibilidades de futuro que vislumbram para si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9410_TB2385_11032025172852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS DA SILVA ABDIAS" "autor_nome_curto" => "THAÍS" "autor_email" => "abdiasthais@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }