Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES HUMANAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE RACIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente resumo apresenta os resultados de um trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Matemática do Colégio Pedro II, que teve por objetivo investigar como a representação humana é feita nos livros didáticos de matemática, a partir do ponto de vista racial. Os parâmetros de raça foram definidos conforme proposto pelo IBGE.Foram analisadas 4 coleções de livros didáticos, onde duas foram utilizadas no ano de 2014 e duas no ano de 2023. Foi observado o perfil racial das personas apresentadas ali assim como são retratadas em diferentes cenários, como de trabalho, cultura e ciência. A análise das informações ocorreu a partir de um ponto de vista quantitativo e qualitativo, buscando apresentar a quantidade de personas presentes nos livros e a distribuição racial.A pesquisa tem como suporte estudos sobre a ideologia do livro didático (Faria, 1989), a representação semiótica (Duval, 2017), e as teorias de aprendizagem de Vygotsky (Moreira, 1999). Tais estudos colaboram para a análise de como os materiais didáticos apoiam o processo de aprendizagem e como as representações presentes nesses materiais são importantes. A partir da análise apresentada foi possível concluir que há maior representação de pessoas com determinadas características em um conjunto de atividades ou situações, que pode reforçar que tais atividades/situações devem ser exercidas apenas por pessoas com as referidas características, fazendo com que estereótipos sejam perpetuados entre estudantes, limitando sua visão de mundo e as possibilidades de futuro que vislumbram para si.

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