Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROBLEMATIZAÇÃO DA LEI N° 15.100/2025

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a relação entre o letramento digital e a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais em sala de aula no Brasil, analisando seus impactos específicos no ensino de Língua Portuguesa. A análise, em um estudo qualitativo de natureza interpretativa, examina as implicações pedagógicas dessa proibição, considerando os desafios e as possibilidades do uso das tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa. Nesse sentido, serão explorados o conceito de letramento digital, as práticas contemporâneas nos eixos de oralidade, leitura, produção textual e análise linguística mediadas por dispositivos móveis e o papel da escola na formação de leitores críticos capazes de interpretar e produzir sentidos a partir das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) (BNCC, 2018). Para tanto, elegeu-se teóricos como Rojo (2012), Coscarelli (2016) e Dudeney, Hockly e Pregum (2016), cujas discussões sobre multiletramentos e cultura digital fundamentam a necessidade de repensar a integração das tecnologias na educação. Além disso, a pesquisa adota uma perspectiva interdisciplinar, dialogando com estudos sobre políticas educacionais e ensino de Língua Portuguesa, a fim de compreender os efeitos da restrição do uso de aparelhos eletrônicos. Ao final, a análise proposta não apenas contribui para o debate sobre letramento digital no ensino de Língua Portuguesa, mas também ressalta a urgência de políticas educacionais que preparem os estudantes para lidar eticamente com as tecnologias, reconhecendo-as como ferramentas pedagógicas potentes quando utilizadas de maneira planejada e reflexiva.

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