Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130792
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2414
    "inscrito_id" => 9254
    "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "A era digital trouxe transformações significativas para a educação, especialmente no que diz respeito à forma como os estudantes interagem com o aprendizado, já que a geração atual, conhecida como "nativos digitais", cresceu imersa em tecnologias. O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos professores. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, onde foi analisado as características e as possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas no contexto escolar, os impactos e desafios para os professores, bem como estratégias para integrar a tecnologia de forma eficaz no ensino. A pesquisa incluiu a discussão de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, e a reflexão sobre o futuro da educação com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual. Entre as possibilidades, destacam-se o ensino personalizado, o uso de plataformas adaptativas, a gamificação e o aprendizado híbrido, que permitem maior engajamento e flexibilidade. No entanto, os desafios são igualmente relevantes, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a sobrecarga de informações e a necessidade de formação contínua dos professores para o uso eficaz das ferramentas digitais. O professor deve atuar como mediador e facilitador, integrando tecnologia de forma crítica e pedagógica. Para superar esses desafios, são propostas estratégias como a formação continuada, criação de diretrizes para o uso de dispositivos e a adoção de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida. Conclui-se que, embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades para enriquecer o ensino, é essencial manter o equilíbrio entre inovação e a essência humanista da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro de forma crítica e consciente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9254_TB2414_11032025174508.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO APARECIDO DE SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "prof.rodrigoap@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130792
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2414
    "inscrito_id" => 9254
    "titulo" => "TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ERA DIGITAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO"
    "resumo" => "A era digital trouxe transformações significativas para a educação, especialmente no que diz respeito à forma como os estudantes interagem com o aprendizado, já que a geração atual, conhecida como "nativos digitais", cresceu imersa em tecnologias. O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos professores. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, onde foi analisado as características e as possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas no contexto escolar, os impactos e desafios para os professores, bem como estratégias para integrar a tecnologia de forma eficaz no ensino. A pesquisa incluiu a discussão de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, e a reflexão sobre o futuro da educação com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual. Entre as possibilidades, destacam-se o ensino personalizado, o uso de plataformas adaptativas, a gamificação e o aprendizado híbrido, que permitem maior engajamento e flexibilidade. No entanto, os desafios são igualmente relevantes, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a sobrecarga de informações e a necessidade de formação contínua dos professores para o uso eficaz das ferramentas digitais. O professor deve atuar como mediador e facilitador, integrando tecnologia de forma crítica e pedagógica. Para superar esses desafios, são propostas estratégias como a formação continuada, criação de diretrizes para o uso de dispositivos e a adoção de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida. Conclui-se que, embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades para enriquecer o ensino, é essencial manter o equilíbrio entre inovação e a essência humanista da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro de forma crítica e consciente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9254_TB2414_11032025174508.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO APARECIDO DE SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "prof.rodrigoap@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A era digital trouxe transformações significativas para a educação, especialmente no que diz respeito à forma como os estudantes interagem com o aprendizado, já que a geração atual, conhecida como "nativos digitais", cresceu imersa em tecnologias. O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da tecnologia nas práticas pedagógicas, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos professores. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, onde foi analisado as características e as possibilidades oferecidas pelas ferramentas tecnológicas no contexto escolar, os impactos e desafios para os professores, bem como estratégias para integrar a tecnologia de forma eficaz no ensino. A pesquisa incluiu a discussão de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, e a reflexão sobre o futuro da educação com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual. Entre as possibilidades, destacam-se o ensino personalizado, o uso de plataformas adaptativas, a gamificação e o aprendizado híbrido, que permitem maior engajamento e flexibilidade. No entanto, os desafios são igualmente relevantes, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a sobrecarga de informações e a necessidade de formação contínua dos professores para o uso eficaz das ferramentas digitais. O professor deve atuar como mediador e facilitador, integrando tecnologia de forma crítica e pedagógica. Para superar esses desafios, são propostas estratégias como a formação continuada, criação de diretrizes para o uso de dispositivos e a adoção de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida. Conclui-se que, embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades para enriquecer o ensino, é essencial manter o equilíbrio entre inovação e a essência humanista da educação, preparando os alunos para os desafios do futuro de forma crítica e consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.