PERCEPÇÃO SOBRE A PALEONTOLOGIA ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA NO ENSINO MÉDIO
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Para explorar essa visão, esta pesquisa avaliou as percepções e o conhecimento de estudantes do ensino médio de um curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó (IFMA – Campus Codó) sobre paleontologia. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas sobre o tema a duas turmas de agroindústria (uma do primeiro ano e outra do segundo), com 10 voluntários de cada turma. As respostas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, permitindo uma categorização e interpretação qualitativa das percepções. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos alunos associe a paleontologia ao estudo de fósseis, muitos restringem o entendimento aos dinossauros. Além disso, identificaram-se lacunas no entendimento de processos como a formação de fósseis e o papel da paleontologia na compreensão da evolução e das mudanças ambientais. 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