PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130952 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2646 "inscrito_id" => 9948 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA" "resumo" => "As práticas pedagógicas em Educação Física (EF) é um campo em constante debate, uma vez que evidencia os saberes docentes. A experiência e a formação de cada professor é preponderante para o avanço das metodologias aplicadas. As documentação que norteiam a área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) determinam que dentro do ambiente escolar os conteúdos da EF devem ser divididos em: jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de natureza e aventura; no qual o profissional deve abordar as diversas práticas da cultura corporal de movimento. Objetivo: este estudo teve como objetivo, analisar as possibilidades e desafios das diversas práticas pedagógicas para o ensino de lutas e ginástica dentro do ambiente escolar. Metodologia: a pesquisa foi realizada no modelo de revisão bibliográfica, através da seleção dos principais artigos que envolveram a temática publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados para análise mais detalhada 10 artigos no total, sendo 5 de cada conteúdo (lutas e ginástica). Resultados: os resultados mostraram que dentro do ambiente escolar, as práticas pedagógicas do ensino de lutas e ginástica tem a capacidade de promover o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes. Além disso, possibilitam o trabalho dos aspectos socioculturais, rompendo diversos preconceitos que envolvem as modalidades. Com relações aos desafios, muitos profissionais relatam falta de conhecimento mais específico para a abordagem dos temas e dificuldades relacionadas as estruturas físicas apresentadas em algumas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9948_TB2646_11032025193456.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE THIEMI KISHIMOTO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "kishimoto.simone@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130952 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2646 "inscrito_id" => 9948 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE LUTAS E GINÁSTICA" "resumo" => "As práticas pedagógicas em Educação Física (EF) é um campo em constante debate, uma vez que evidencia os saberes docentes. A experiência e a formação de cada professor é preponderante para o avanço das metodologias aplicadas. As documentação que norteiam a área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) determinam que dentro do ambiente escolar os conteúdos da EF devem ser divididos em: jogos e brincadeiras, esportes, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de natureza e aventura; no qual o profissional deve abordar as diversas práticas da cultura corporal de movimento. Objetivo: este estudo teve como objetivo, analisar as possibilidades e desafios das diversas práticas pedagógicas para o ensino de lutas e ginástica dentro do ambiente escolar. Metodologia: a pesquisa foi realizada no modelo de revisão bibliográfica, através da seleção dos principais artigos que envolveram a temática publicados nos últimos 10 anos, sendo selecionados para análise mais detalhada 10 artigos no total, sendo 5 de cada conteúdo (lutas e ginástica). Resultados: os resultados mostraram que dentro do ambiente escolar, as práticas pedagógicas do ensino de lutas e ginástica tem a capacidade de promover o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e psicossociais de crianças e adolescentes. Além disso, possibilitam o trabalho dos aspectos socioculturais, rompendo diversos preconceitos que envolvem as modalidades. Com relações aos desafios, muitos profissionais relatam falta de conhecimento mais específico para a abordagem dos temas e dificuldades relacionadas as estruturas físicas apresentadas em algumas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9948_TB2646_11032025193456.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE THIEMI KISHIMOTO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "kishimoto.simone@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }