O ESPAÇO MATERNO INFANTIL COMO ESTRATÉGIA DE APOIO ÀS MÃES UNIVERSITÁRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFPA - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ
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O Espaço Materno Infantil (EMI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário de Cametá surge como uma iniciativa fundamental para acolher e apoiar mães universitárias e seus filhos durante a jornada acadêmica. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a importância desse espaço como estratégia de permanência estudantil, explorando seu impacto na redução da evasão acadêmica e na promoção de um ambiente favorável tanto para as mães quanto para as crianças. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa conforme (Gil, 2002), utilizando a observação participante e a experiência direta como supervisor do EMI. As atividades desenvolvidas no espaço incluíram colônias de férias, oficinas temáticas, parcerias institucionais com programas, entrevistas semiestruturadas e observações para compreender as necessidades e desafios enfrentados por essas mães no ambiente universitário. Os resultados evidenciam que o EMI não apenas oferece suporte prático e emocional às mães, mas também reforça a importância da inclusão e do reconhecimento das necessidades específicas desse público dentro do contexto acadêmico. Além disso, ao possibilitar que as mães continuem seus estudos sem comprometer os cuidados com seus filhos, o espaço se configura como um modelo de apoio eficaz, que pode ser replicado em outras instituições de ensino superior. 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