Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE PARA A ADULTEZ: POTENCIALIDADES DA AÇÃO LÚDICA NO CONTEXTO DA EJAI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é amplamente marcada por obstáculos de apagamento social e pelo desgaste da educação brasileira; em largos estudos a inclusão geracional aparece como uma ação combatente, manifesta a partir da criação de oportunidades de desenvolvimento e expansão social. Entretanto, é preciso que se admita que, para além do ensino regular, a condição de aprendiz é desafiadora, e muitos são os encargos sociais, geracionais e econômicos determinantes desta condição. De outro modo, não seria possível compreender que, na EJAI, em uma relação entre o desejo e as dificuldades, as práticas de permanência são determinantes. Portanto, como aliviar as sequelas deixadas pela vivência da exclusão escolar e pelos empecilhos do retorno tardio? Neste artigo são discutidas as potencialidades das experiências lúdicas na EJAI; busca-se determinar um olhar, nesta modalidade, voltado para a construção interativa e prazerosa do aprendizado. Para isso, o artigo analisa posições de diversos autores acerca da temática proposta, e aprofunda-se no estudo da ação lúdica a partir de Luckesi (2002), da educação de Freire (2000; 1995), e nas perspectivas de Di Pierro (2017). Diante destas disposições, a pesquisa aponta para a importância de incorporar abordagens lúdicas no processo de ensino e aprendizagem, sugerindo a necessidade de repensar as práticas pedagógicas na EJAI, a fim de promover uma educação mais inclusiva e envolvente.

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