Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO E ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131101
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2857
    "inscrito_id" => 9733
    "titulo" => "LETRAMENTO E ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência educativa na elaboração de um jornal em uma turma do 1° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB. Adotamos como referencial teórico os estudos de Antunes (2013), Cavalcante (2014), Marcuschi (2012), Dionísio (2012), Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005). A partir de uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa I e Saúde e Meio Ambiente, os estudantes foram orientados a produzir um jornal voltado à área da saúde, principalmente aos temas relacionados à Covid-19. Em tempos de pandemia, a educação precisou se adaptar, entre os vários desafios impostos aos professores, as aulas presenciais perderam o espaço e, passaram a acontecer de forma virtual. Em meio às transformações e adaptações, o trabalho de forma interdisciplinar surge como uma possibilidade para a construção de diferentes conhecimentos, contribuindo assim, para o engajamento e até mesmo para evitar uma sobrecarga dos alunos em relação ao número de conteúdo. Partindo das Metodologias Ativas e do modelo Sala de Aula Invertida, os alunos foram distribuídos em grupos e orientados a produzir um jornal virtual. O Google Classroom foi usado como uma plataforma virtual e interativa para desenvolvimento das atividades nas disciplinas. Como resultado, os jornais foram apresentados à turma pelo Google Meet nos dias 16 e 17/11/2020, havendo arguição dos professores. O jornal serviu como um veículo de letramento, ensino e divulgação científica em momento tão importante em que precisamos ressaltar o papel da ciência e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9733_TB2857_11032025204445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianasilvaletras@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131101
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2857
    "inscrito_id" => 9733
    "titulo" => "LETRAMENTO E ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência educativa na elaboração de um jornal em uma turma do 1° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB. Adotamos como referencial teórico os estudos de Antunes (2013), Cavalcante (2014), Marcuschi (2012), Dionísio (2012), Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005). A partir de uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa I e Saúde e Meio Ambiente, os estudantes foram orientados a produzir um jornal voltado à área da saúde, principalmente aos temas relacionados à Covid-19. Em tempos de pandemia, a educação precisou se adaptar, entre os vários desafios impostos aos professores, as aulas presenciais perderam o espaço e, passaram a acontecer de forma virtual. Em meio às transformações e adaptações, o trabalho de forma interdisciplinar surge como uma possibilidade para a construção de diferentes conhecimentos, contribuindo assim, para o engajamento e até mesmo para evitar uma sobrecarga dos alunos em relação ao número de conteúdo. Partindo das Metodologias Ativas e do modelo Sala de Aula Invertida, os alunos foram distribuídos em grupos e orientados a produzir um jornal virtual. O Google Classroom foi usado como uma plataforma virtual e interativa para desenvolvimento das atividades nas disciplinas. Como resultado, os jornais foram apresentados à turma pelo Google Meet nos dias 16 e 17/11/2020, havendo arguição dos professores. O jornal serviu como um veículo de letramento, ensino e divulgação científica em momento tão importante em que precisamos ressaltar o papel da ciência e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9733_TB2857_11032025204445.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianasilvaletras@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência educativa na elaboração de um jornal em uma turma do 1° ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB. Adotamos como referencial teórico os estudos de Antunes (2013), Cavalcante (2014), Marcuschi (2012), Dionísio (2012), Soares (2014), Tfouni (2010) e Kleiman (2005). A partir de uma perspectiva interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa I e Saúde e Meio Ambiente, os estudantes foram orientados a produzir um jornal voltado à área da saúde, principalmente aos temas relacionados à Covid-19. Em tempos de pandemia, a educação precisou se adaptar, entre os vários desafios impostos aos professores, as aulas presenciais perderam o espaço e, passaram a acontecer de forma virtual. Em meio às transformações e adaptações, o trabalho de forma interdisciplinar surge como uma possibilidade para a construção de diferentes conhecimentos, contribuindo assim, para o engajamento e até mesmo para evitar uma sobrecarga dos alunos em relação ao número de conteúdo. Partindo das Metodologias Ativas e do modelo Sala de Aula Invertida, os alunos foram distribuídos em grupos e orientados a produzir um jornal virtual. O Google Classroom foi usado como uma plataforma virtual e interativa para desenvolvimento das atividades nas disciplinas. Como resultado, os jornais foram apresentados à turma pelo Google Meet nos dias 16 e 17/11/2020, havendo arguição dos professores. O jornal serviu como um veículo de letramento, ensino e divulgação científica em momento tão importante em que precisamos ressaltar o papel da ciência e da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.