Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL E O TEMA “ÁGUA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR EXPERIMENTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131123
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2889
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL E O TEMA “ÁGUA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "Considerando a dificuldade de conectar a teoria com a prática, é fundamental que o aluno entenda a Química Ambiental (QA) em relação ao seu ambiente, a fim de promover uma aprendizagem mais significante. No presente artigo é apresentado um relato de experiência do desenvolvimento de conteúdos de QA na abordagem por experimentação, objetivando demonstrar a contribuição da aprendizagem sustentada em experimentos a partir do tema “água”. O qual foi escolhido por ser altamente relevante devido a diversos fatores científicos, ambientais e sociais. No contexto global a água é um recurso essencial para a vida e está no centro de debates sobre sustentabilidade, escassez e poluição. E na contextualização do cotidiano, a água é utilizada diariamente por todos, tornando o tema próximo à realidade dos estudantes e facilitando a aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada no IFRN/Ipanguaçu-RN, no período de out/2024 a mar/2025, com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, na disciplina de QA. A metodologia teve um perfil descritivo, qualitativo e exploratório com aulas práticas (AP) para observações. A análise de dados foi por meio de Relatórios das AP e depoimentos dos participantes do estudo. Após análise dos dados pode-se inferir a contribuição expressiva da aplicação desse tipo de ferramenta de ensino, pois os alunos demostraram maior interesse pela disciplina de QA. Durante o desenvolvimento da pesquisa constatou-se que o uso de “experimentos investigativos” é um recurso didático que contribui para um aprendizado contextualizado, e isso faz com que os alunos tenham uma interação maior nas atividades apresentadas. E assim, às relacione com os seus conhecimentos prévios e adquiridos, o que rompe com a visão compartimentada e fragmentada do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1292_TB2889_11032025205422.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO YURI DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Diogo Almeida"
    "autor_email" => "almeidadiogo523@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131123
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2889
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL E O TEMA “ÁGUA” NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR EXPERIMENTAÇÃO"
    "resumo" => "Considerando a dificuldade de conectar a teoria com a prática, é fundamental que o aluno entenda a Química Ambiental (QA) em relação ao seu ambiente, a fim de promover uma aprendizagem mais significante. No presente artigo é apresentado um relato de experiência do desenvolvimento de conteúdos de QA na abordagem por experimentação, objetivando demonstrar a contribuição da aprendizagem sustentada em experimentos a partir do tema “água”. O qual foi escolhido por ser altamente relevante devido a diversos fatores científicos, ambientais e sociais. No contexto global a água é um recurso essencial para a vida e está no centro de debates sobre sustentabilidade, escassez e poluição. E na contextualização do cotidiano, a água é utilizada diariamente por todos, tornando o tema próximo à realidade dos estudantes e facilitando a aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada no IFRN/Ipanguaçu-RN, no período de out/2024 a mar/2025, com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, na disciplina de QA. A metodologia teve um perfil descritivo, qualitativo e exploratório com aulas práticas (AP) para observações. A análise de dados foi por meio de Relatórios das AP e depoimentos dos participantes do estudo. Após análise dos dados pode-se inferir a contribuição expressiva da aplicação desse tipo de ferramenta de ensino, pois os alunos demostraram maior interesse pela disciplina de QA. Durante o desenvolvimento da pesquisa constatou-se que o uso de “experimentos investigativos” é um recurso didático que contribui para um aprendizado contextualizado, e isso faz com que os alunos tenham uma interação maior nas atividades apresentadas. E assim, às relacione com os seus conhecimentos prévios e adquiridos, o que rompe com a visão compartimentada e fragmentada do processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1292_TB2889_11032025205422.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO YURI DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Diogo Almeida"
    "autor_email" => "almeidadiogo523@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Considerando a dificuldade de conectar a teoria com a prática, é fundamental que o aluno entenda a Química Ambiental (QA) em relação ao seu ambiente, a fim de promover uma aprendizagem mais significante. No presente artigo é apresentado um relato de experiência do desenvolvimento de conteúdos de QA na abordagem por experimentação, objetivando demonstrar a contribuição da aprendizagem sustentada em experimentos a partir do tema “água”. O qual foi escolhido por ser altamente relevante devido a diversos fatores científicos, ambientais e sociais. No contexto global a água é um recurso essencial para a vida e está no centro de debates sobre sustentabilidade, escassez e poluição. E na contextualização do cotidiano, a água é utilizada diariamente por todos, tornando o tema próximo à realidade dos estudantes e facilitando a aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada no IFRN/Ipanguaçu-RN, no período de out/2024 a mar/2025, com alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, na disciplina de QA. A metodologia teve um perfil descritivo, qualitativo e exploratório com aulas práticas (AP) para observações. A análise de dados foi por meio de Relatórios das AP e depoimentos dos participantes do estudo. Após análise dos dados pode-se inferir a contribuição expressiva da aplicação desse tipo de ferramenta de ensino, pois os alunos demostraram maior interesse pela disciplina de QA. Durante o desenvolvimento da pesquisa constatou-se que o uso de “experimentos investigativos” é um recurso didático que contribui para um aprendizado contextualizado, e isso faz com que os alunos tenham uma interação maior nas atividades apresentadas. E assim, às relacione com os seus conhecimentos prévios e adquiridos, o que rompe com a visão compartimentada e fragmentada do processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.