Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE BIODIVERSIDADE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131133
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2899
    "inscrito_id" => 7039
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE BIODIVERSIDADE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "A percepção dos indivíduos sobre a biodiversidade varia de acordo com os aspectos relacionados a história de vida, território, renda e acesso à informação. Durante a formação inicial de professores(as) do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, o percurso desenvolvido pelo indivíduo pode impactar diretamente na maneira pela qual o profissional em formação percebe a biodiversidade ao seu entorno, especialmente em ambientes urbanos com altos níveis de antropização. O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio de desenho livre, a percepção sobre a biodiversidade zoológica dos ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, residentes na cidade de São Paulo e região metropolitana. A pesquisa foi realizada com 34 licenciandos, 29 ingressantes e 5 concluintes. Para confecção do desenho livre, foi entregue uma folha de papel A4 em branco, caneta e lápis de diversas cores e, de maneira individual, os licenciando tiveram duas horas para elaborar um desenho sobre a sua percepção sobre a biodiversidade. Após a entrega, os desenhos foram analisados seguindo dois critérios: presença/ausência de representações de ambientes urbanos; presença/ausência de animais característicos de ambientes urbanos. Identificamos representações pertinentes aos ecossistemas urbanos em 14 trabalhos, sendo dez nas produções dos ingressantes e quatro dos concluintes. Contudo, somente cinco produções apresentaram animais que normalmente estão associados aos ambientes urbanos. Embora as demais produções apresentassem elementos faunísticos que estão relacionados aos ambientes urbanos, não houve referência aos ambientes relativos a cidades. O animal mais frequentes em todas as produções foram borboletas (Hexapoda). Por outro lado, não detectamos nas ilustrações, representação dos animais que são associados aos ambientes urbanos, ou seja, fauna sinantrópica. Diante do observado, percebe-se que há uma necessidade em considerar a discussão sobre Biodiversidade de uma forma mais ampla, que também considere diversidade biológica contidas nos ecossistemas urbanos durante a formação inicial de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7039_TB2899_11032025205702.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rogerio Campos"
    "autor_email" => "rogerio.campos@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131133
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2899
    "inscrito_id" => 7039
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE BIODIVERSIDADE DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "A percepção dos indivíduos sobre a biodiversidade varia de acordo com os aspectos relacionados a história de vida, território, renda e acesso à informação. Durante a formação inicial de professores(as) do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, o percurso desenvolvido pelo indivíduo pode impactar diretamente na maneira pela qual o profissional em formação percebe a biodiversidade ao seu entorno, especialmente em ambientes urbanos com altos níveis de antropização. O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio de desenho livre, a percepção sobre a biodiversidade zoológica dos ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, residentes na cidade de São Paulo e região metropolitana. A pesquisa foi realizada com 34 licenciandos, 29 ingressantes e 5 concluintes. Para confecção do desenho livre, foi entregue uma folha de papel A4 em branco, caneta e lápis de diversas cores e, de maneira individual, os licenciando tiveram duas horas para elaborar um desenho sobre a sua percepção sobre a biodiversidade. Após a entrega, os desenhos foram analisados seguindo dois critérios: presença/ausência de representações de ambientes urbanos; presença/ausência de animais característicos de ambientes urbanos. Identificamos representações pertinentes aos ecossistemas urbanos em 14 trabalhos, sendo dez nas produções dos ingressantes e quatro dos concluintes. Contudo, somente cinco produções apresentaram animais que normalmente estão associados aos ambientes urbanos. Embora as demais produções apresentassem elementos faunísticos que estão relacionados aos ambientes urbanos, não houve referência aos ambientes relativos a cidades. O animal mais frequentes em todas as produções foram borboletas (Hexapoda). Por outro lado, não detectamos nas ilustrações, representação dos animais que são associados aos ambientes urbanos, ou seja, fauna sinantrópica. Diante do observado, percebe-se que há uma necessidade em considerar a discussão sobre Biodiversidade de uma forma mais ampla, que também considere diversidade biológica contidas nos ecossistemas urbanos durante a formação inicial de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7039_TB2899_11032025205702.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rogerio Campos"
    "autor_email" => "rogerio.campos@sesisp.org.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A percepção dos indivíduos sobre a biodiversidade varia de acordo com os aspectos relacionados a história de vida, território, renda e acesso à informação. Durante a formação inicial de professores(as) do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, o percurso desenvolvido pelo indivíduo pode impactar diretamente na maneira pela qual o profissional em formação percebe a biodiversidade ao seu entorno, especialmente em ambientes urbanos com altos níveis de antropização. O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio de desenho livre, a percepção sobre a biodiversidade zoológica dos ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, residentes na cidade de São Paulo e região metropolitana. A pesquisa foi realizada com 34 licenciandos, 29 ingressantes e 5 concluintes. Para confecção do desenho livre, foi entregue uma folha de papel A4 em branco, caneta e lápis de diversas cores e, de maneira individual, os licenciando tiveram duas horas para elaborar um desenho sobre a sua percepção sobre a biodiversidade. Após a entrega, os desenhos foram analisados seguindo dois critérios: presença/ausência de representações de ambientes urbanos; presença/ausência de animais característicos de ambientes urbanos. Identificamos representações pertinentes aos ecossistemas urbanos em 14 trabalhos, sendo dez nas produções dos ingressantes e quatro dos concluintes. Contudo, somente cinco produções apresentaram animais que normalmente estão associados aos ambientes urbanos. Embora as demais produções apresentassem elementos faunísticos que estão relacionados aos ambientes urbanos, não houve referência aos ambientes relativos a cidades. O animal mais frequentes em todas as produções foram borboletas (Hexapoda). Por outro lado, não detectamos nas ilustrações, representação dos animais que são associados aos ambientes urbanos, ou seja, fauna sinantrópica. Diante do observado, percebe-se que há uma necessidade em considerar a discussão sobre Biodiversidade de uma forma mais ampla, que também considere diversidade biológica contidas nos ecossistemas urbanos durante a formação inicial de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.