CONTRIBUIÇÕES DOS CÍRCULOS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO
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Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada em técnicas de procedimento, como pesquisa bibliográfica e observação não participante. Na primeira etapa, traz-se um aporte teórico baseado, entre outros autores, em Cosson (2014), Abed (2014), Pagés (2018) e Andrade et al (2023), somados às orientações da Base Nacional Comum Curricular; na segunda, fez-se uma observação não participante, a fim de compreender como a dinâmica dos Círculos de Leitura contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como resultados, destaca-se que a partir da leitura da obra O Pequeno Príncipe, feita durante a observação, os alunos demonstraram maior engajamento na discussão de questões humanas e sociais, fortalecendo o vínculo com os colegas e ampliando sua capacidade de reflexão e expressão, indicando que os Círculos de Leitura se constituem em uma estratégia pedagógica eficaz para estimular habilidades socioemocionais e promover um ambiente de escuta ativa e convivência respeitosa. Conclui-se, portanto, que a leitura literária, desenvolvida no âmbito dos círculos, desenvolve habilidades, a exemplo de empatia, autocontrole, colaboração e a capacidade de lidar com emoções, que são fundamentais para a formação de indivíduos capazes de interagir de forma positiva com o ambiente ao seu redor." 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