A IDENTIDADE DE APRENDIZ E O PROJETO DE VIDA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3056 "inscrito_id" => 7976 "titulo" => "A IDENTIDADE DE APRENDIZ E O PROJETO DE VIDA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O projeto de vida se articula na BNCC (Brasil, 2018) buscando abordar os diversos aspectos das juventudes do Brasil, o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem e a visão de uma educação integral. Contudo, sua implementação enfrenta diversos desafios e como relatado por Costa (2023) esse processo vem gerando ansiedade nos professores e preocupando a comunidade acerca do processo de formação dos professores e diversos profissionais sobre o tema. Nesse contexto a Teoria da Identidade de Aprendiz (IdA) (Coll e Falsafi, 2010) surge como resposta a dois grandes problemas: A perda de significado por parte do estudantes em relação as experiências de aprendizagem formais e o afastamento entre a prática educativa diária e as teorias produzidas pela academia. Esse trabalho tem como objetivo analisar criticamente o projeto de vida da BNCC e aproximações com a IdA Mapeando a percepção dos profissionais da educação de uma escola publica do DF sobre Projeto de Vida e realizando oficinas práticas que proporcionem dialogo e autorreflexão compreendendo o processo de re-co-construção simbólica dos estudantes após essas atividades. Esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso que utiliza como metodologia a análise temática. Serão feitas 5 entrevistas com profissionais que atuaram com projeto de vida na escola e 3 estudantes que serão entrevistados após a realização das oficinas. Nota-se que a IdA e o projeto de vida possuem vários pontos de interlocução e que permitem um processo de re-co-construção das experiências de aprendizagem dos estudantes fortalecendo a construção de significados positivos sobre si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7976_TB3056_03042025141632.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO HÉLIO NASCIMENTO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Caio Hélio" "autor_email" => "caiohelio1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3056 "inscrito_id" => 7976 "titulo" => "A IDENTIDADE DE APRENDIZ E O PROJETO DE VIDA: UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O projeto de vida se articula na BNCC (Brasil, 2018) buscando abordar os diversos aspectos das juventudes do Brasil, o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem e a visão de uma educação integral. Contudo, sua implementação enfrenta diversos desafios e como relatado por Costa (2023) esse processo vem gerando ansiedade nos professores e preocupando a comunidade acerca do processo de formação dos professores e diversos profissionais sobre o tema. Nesse contexto a Teoria da Identidade de Aprendiz (IdA) (Coll e Falsafi, 2010) surge como resposta a dois grandes problemas: A perda de significado por parte do estudantes em relação as experiências de aprendizagem formais e o afastamento entre a prática educativa diária e as teorias produzidas pela academia. Esse trabalho tem como objetivo analisar criticamente o projeto de vida da BNCC e aproximações com a IdA Mapeando a percepção dos profissionais da educação de uma escola publica do DF sobre Projeto de Vida e realizando oficinas práticas que proporcionem dialogo e autorreflexão compreendendo o processo de re-co-construção simbólica dos estudantes após essas atividades. Esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso que utiliza como metodologia a análise temática. Serão feitas 5 entrevistas com profissionais que atuaram com projeto de vida na escola e 3 estudantes que serão entrevistados após a realização das oficinas. Nota-se que a IdA e o projeto de vida possuem vários pontos de interlocução e que permitem um processo de re-co-construção das experiências de aprendizagem dos estudantes fortalecendo a construção de significados positivos sobre si." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7976_TB3056_03042025141632.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO HÉLIO NASCIMENTO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Caio Hélio" "autor_email" => "caiohelio1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }