APRENDIZAGEM-SERVIÇO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INTEGRANDO CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E IMPACTO SOCIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3226 "inscrito_id" => 9079 "titulo" => "APRENDIZAGEM-SERVIÇO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INTEGRANDO CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E IMPACTO SOCIAL" "resumo" => "A Aprendizagem-Serviço Solidário é uma metodologia que integra o aprendizado acadêmico à realização de um serviço solidário, promovendo atividades de impacto social junto ao território e à comunidade escolar. No Ensino de Ciências da Natureza, essa abordagem se torna uma ferramenta poderosa para ampliar a perspectiva de um ensino voltado à transformação social, por meio da compreensão dos conceitos científicos, ao mesmo tempo em que desenvolve a responsabilidade social. Nessa perspectiva, esse relato de experiência tem como objetivo discutir as potencialidades da metodologia para promover uma educação científica transformadora, a partir da vivência com o projeto de aprendizagem solidária "Ciência Fora da Caixa", realizado em uma unidade curricular de itinerário formativo do Ensino Médio, no Polo Educacional Sesc. O projeto consiste na elaboração de laboratórios portáteis de baixo custo, replicáveis e com materiais de fácil acesso, além da produção de roteiros, com orientações de uso para auxiliar professores. Os laboratórios produzidos são entregues a escolas que não possuem infraestrutura para a experimentação científica. Nesse sentido, a metodologia promove um ambiente de aprendizagem ativa, no qual os estudantes assumem o protagonismo na pesquisa e no planejamento de experimentos que contextualizem as Ciências. Além da aplicação de conceitos científicos, a metodologia proporcionou o pensamento ético e sustentável, a cooperação e a autonomia na resolução de problemas, além do desenvolvimento do letramento digital envolvido na criação de conteúdos científicos para diferentes plataformas digitais. Os resultados mostraram impactos significativos na aprendizagem dos participantes, fortalecendo a criatividade e o compromisso com a transformação social, evidenciando que a integração entre ciência e engajamento solidário amplia a formação acadêmica e cidadã, além de incentivar uma visão crítica sobre o papel da ciência na sociedade. Ademais, no ano de 2024, foram realizados em torno de 6 mil atendimentos a estudantes de outras escolas, por diversos estados do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9079_TB3226_24032025155049.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRÉ FERREIRA DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ARAUJO" "autor_email" => "masantos@sesc.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131376 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3226 "inscrito_id" => 9079 "titulo" => "APRENDIZAGEM-SERVIÇO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: INTEGRANDO CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E IMPACTO SOCIAL" "resumo" => "A Aprendizagem-Serviço Solidário é uma metodologia que integra o aprendizado acadêmico à realização de um serviço solidário, promovendo atividades de impacto social junto ao território e à comunidade escolar. No Ensino de Ciências da Natureza, essa abordagem se torna uma ferramenta poderosa para ampliar a perspectiva de um ensino voltado à transformação social, por meio da compreensão dos conceitos científicos, ao mesmo tempo em que desenvolve a responsabilidade social. Nessa perspectiva, esse relato de experiência tem como objetivo discutir as potencialidades da metodologia para promover uma educação científica transformadora, a partir da vivência com o projeto de aprendizagem solidária "Ciência Fora da Caixa", realizado em uma unidade curricular de itinerário formativo do Ensino Médio, no Polo Educacional Sesc. O projeto consiste na elaboração de laboratórios portáteis de baixo custo, replicáveis e com materiais de fácil acesso, além da produção de roteiros, com orientações de uso para auxiliar professores. Os laboratórios produzidos são entregues a escolas que não possuem infraestrutura para a experimentação científica. Nesse sentido, a metodologia promove um ambiente de aprendizagem ativa, no qual os estudantes assumem o protagonismo na pesquisa e no planejamento de experimentos que contextualizem as Ciências. Além da aplicação de conceitos científicos, a metodologia proporcionou o pensamento ético e sustentável, a cooperação e a autonomia na resolução de problemas, além do desenvolvimento do letramento digital envolvido na criação de conteúdos científicos para diferentes plataformas digitais. Os resultados mostraram impactos significativos na aprendizagem dos participantes, fortalecendo a criatividade e o compromisso com a transformação social, evidenciando que a integração entre ciência e engajamento solidário amplia a formação acadêmica e cidadã, além de incentivar uma visão crítica sobre o papel da ciência na sociedade. Ademais, no ano de 2024, foram realizados em torno de 6 mil atendimentos a estudantes de outras escolas, por diversos estados do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9079_TB3226_24032025155049.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRÉ FERREIRA DE ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ARAUJO" "autor_email" => "masantos@sesc.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }