Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CONEDU

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Biologia Celular desempenha um papel essencial na formação científica dos estudantes, pois promove a compreensão de processos essenciais à vida. Contudo, sua complexidade conceitual e o uso de abordagens inovadoras representam desafios significativos para os docentes. Nesse contexto, torna-se imprescindível mapear as produções científicas sobre a temática, a fim de identificar tendências, lacunas e práticas educativas eficazes que contribuam para o aprimoramento do ensino. O presente estudo objetivou realizar um estado da arte sobre as produções relacionadas à Biologia Celular publicadas no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), entre os anos de 2018 a 2024. Para a coleta de dados, foram utilizados os descritores "Biologia Celular" e "Citologia", resultando na identificação de 19 trabalhos em um universo de 20.559 publicações. Dentre os estudos selecionados, n=17 abordaram atividades pedagógicas e metodologias aplicadas em sala de aula; n=1 analisou livros didáticos do ensino fundamental; e n=1 investigou concepções discentes acerca da estrutura celular. No que se refere aos níveis educacionais, n=16 pesquisas foram direcionadas à Educação Básica, sendo n=10 voltadas ao Ensino Médio e n=6 ao Ensino Fundamental, enquanto n=2 estudos contemplaram o Ensino Superior. Em termos de conteúdos explorados, n=9 trataram da estrutura geral das células; n=7 investigaram os diferentes tipos celulares; n=2 abordaram organelas e suas funções; e n=1 discutiu tipos celulares do táxon Porífera. Quanto às estratégias metodológicas, o uso de modelos didáticos/ modelagem tridimensional foi predominante, presente em n=11 estudos. Outras práticas incluíram a utilização de vídeos e documentários (n=2), jogos de cartas (n=2), elaboração de desenhos (n=1) e atividades laboratoriais com microscopia (n=1). Os resultados evidenciam uma produção científica limitada, porém diversificada, sobre Biologia Celular no CONEDU. As investigações ressaltam o potencial das metodologias ativas e das intervenções práticas para tornar o ensino mais dinâmico e significativo, especialmente na educação básica.

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