A TEORIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS E EQUILÍBRIO DE NASH
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3282 "inscrito_id" => 10142 "titulo" => "A TEORIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS E EQUILÍBRIO DE NASH" "resumo" => "A Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que investiga situações estratégicas nas quais os participantes (ou jogadores) tomam decisões buscando otimizar seus resultados, maximizando seus ganhos e minimizando suas perdas. Inicialmente aplicada no contexto econômico, a Teoria dos Jogos tem sido amplamente utilizada nas diversas áreas do conhecimento, incluindo biologia, ciências sociais, filosofia, computação, política, administração, entre outras. No campo educacional, em particular no ensino da Matemática, tem o potencial de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e do pensamento estratégico. Dessa forma, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que analisa possibilidades de aplicação da Teoria dos Jogos no ensino da Matemática. Essa integração dentro da sala de aula proporciona um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico e demonstra favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades que tornem os estudantes capazes de enfrentar os desafios da vida cotidiana, pensar criticamente e exercer sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10142_TB3282_08042025202958.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA LUPIFIERIO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina@uenp.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3282 "inscrito_id" => 10142 "titulo" => "A TEORIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS E EQUILÍBRIO DE NASH" "resumo" => "A Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que investiga situações estratégicas nas quais os participantes (ou jogadores) tomam decisões buscando otimizar seus resultados, maximizando seus ganhos e minimizando suas perdas. Inicialmente aplicada no contexto econômico, a Teoria dos Jogos tem sido amplamente utilizada nas diversas áreas do conhecimento, incluindo biologia, ciências sociais, filosofia, computação, política, administração, entre outras. No campo educacional, em particular no ensino da Matemática, tem o potencial de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, da resolução de problemas e do pensamento estratégico. Dessa forma, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa que analisa possibilidades de aplicação da Teoria dos Jogos no ensino da Matemática. Essa integração dentro da sala de aula proporciona um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico e demonstra favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades que tornem os estudantes capazes de enfrentar os desafios da vida cotidiana, pensar criticamente e exercer sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10142_TB3282_08042025202958.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA LUPIFIERIO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "CAROLINA" "autor_email" => "carolina@uenp.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }