USO DA LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131423 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3293 "inscrito_id" => 10314 "titulo" => "USO DA LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ MA" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam a literatura de divulgação científica como recurso didático para enriquecer a prática docente, integrar saberes e contextualizar o ensino. No ensino de ciências, essa abordagem relaciona conceitos científicos ao cotidiano dos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. Muitos professores ainda dependem exclusivamente do livro didático, a literatura de divulgação científica surge como alternativa para estimular o interesse dos alunos e aprimorar a educação científica. Este trabalho, desenvolvido na UFMA – campus Grajaú, integra o projeto Literatura de Divulgação Científica: Leitura para Ensinar Ciência e Ciência para Estimular a Leitura. A pesquisa analisou o uso de materiais didáticos por professores de ciências, revelando que 35% utilizam apenas o livro didático, enquanto 65% combinam o livro com a internet. Foram apresentadas aos professores da escola Nicolau Dino obras como Os Botões de Napoleão, de Penny Le Couteur, e A Colher que Desaparece, de Sam Kean. Em roda de conversa, discutiu-se a aplicação desses livros no ensino de ciências. Muitos professores desconheciam essa possibilidade, mas avaliaram positivamente sua utilização e destacaram a linguagem acessível, a interdisciplinaridade e a relação com o cotidiano como facilitadores do aprendizado. Além disso, apontaram a necessidade de mais formação continuada. Conclui-se que a literatura de divulgação científica pode inovar a prática pedagógica e contribuir para um ensino mais contextualizado e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID10314_TB3293_20032025120703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME FERREIRA CEZAR" "autor_nome_curto" => "Guilherme Cezar" "autor_email" => "guicezar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131423 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3293 "inscrito_id" => 10314 "titulo" => "USO DA LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ MA" "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam a literatura de divulgação científica como recurso didático para enriquecer a prática docente, integrar saberes e contextualizar o ensino. No ensino de ciências, essa abordagem relaciona conceitos científicos ao cotidiano dos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. Muitos professores ainda dependem exclusivamente do livro didático, a literatura de divulgação científica surge como alternativa para estimular o interesse dos alunos e aprimorar a educação científica. Este trabalho, desenvolvido na UFMA – campus Grajaú, integra o projeto Literatura de Divulgação Científica: Leitura para Ensinar Ciência e Ciência para Estimular a Leitura. A pesquisa analisou o uso de materiais didáticos por professores de ciências, revelando que 35% utilizam apenas o livro didático, enquanto 65% combinam o livro com a internet. Foram apresentadas aos professores da escola Nicolau Dino obras como Os Botões de Napoleão, de Penny Le Couteur, e A Colher que Desaparece, de Sam Kean. Em roda de conversa, discutiu-se a aplicação desses livros no ensino de ciências. Muitos professores desconheciam essa possibilidade, mas avaliaram positivamente sua utilização e destacaram a linguagem acessível, a interdisciplinaridade e a relação com o cotidiano como facilitadores do aprendizado. Além disso, apontaram a necessidade de mais formação continuada. Conclui-se que a literatura de divulgação científica pode inovar a prática pedagógica e contribuir para um ensino mais contextualizado e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID10314_TB3293_20032025120703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME FERREIRA CEZAR" "autor_nome_curto" => "Guilherme Cezar" "autor_email" => "guicezar@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }