VIVÊNCIAS E SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DAS ATLÉTICAS ESPORTIVAS NA MINHA TRAJETÓRIA COMO DISCENTE DE UM CURSO DE EXATAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131550 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3467 "inscrito_id" => 10014 "titulo" => "VIVÊNCIAS E SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DAS ATLÉTICAS ESPORTIVAS NA MINHA TRAJETÓRIA COMO DISCENTE DE UM CURSO DE EXATAS" "resumo" => "A saúde mental de estudantes do ensino superior tem sido amplamente debatida, especialmente em cursos de exatas, onde a carga acadêmica é intensa e desafiadora. A participação em atividades extracurriculares, como as atléticas esportivas, tem se mostrado um fator positivo para o bem-estar discente, proporcionando momentos de lazer, integração social e promoção da qualidade de vida. Sendo assim, desde o segundo período da graduação em Química Licenciatura, integro a Atlética Polaris, e atualmente exerço a função de presidente, experiência que tem sido fundamental para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico. De acordo com Santos e Almeida (2019), a prática esportiva regular, como os treinos semanais de vôlei e a participação em campeonatos, contribui significativamente para a redução do estresse e melhora do equilíbrio emocional. Além disso, as atividades organizadas pela atlética, como dinâmicas na recepção de calouros e ações sociais, reforçam os laços de pertencimento, tornando o ambiente acadêmico mais acolhedor e inclusivo. No âmbito pessoal, lidar com crises de ansiedade tem sido um desafio recorrente, e a atlética desempenha um papel crucial na mitigação desses sintomas, oferecendo um espaço seguro para distração e expressão emocional. O estudo de Ferreira e colaboradores (2022) indica que a inserção em atividades coletivas reduz os impactos negativos da ansiedade e favorece a regulação emocional. Dessa maneira, a Atlética Polaris não apenas contribuiu para o fortalecimento da minha trajetória acadêmica, mas também se revelou uma ferramenta essencial na promoção da minha saúde mental. Ao integrar atividades esportivas e sociais ao cotidiano universitário, foi possível desenvolver habilidades como resiliência, disciplina e trabalho em equipe, aspectos fundamentais para a formação integral do estudante. Assim, a experiência na atlética transcendeu o âmbito esportivo, tornando-se um pilar significativo para meu crescimento pessoal, acadêmico e emocional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10014_TB3467_11032025230116.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alesantos4626@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131550 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3467 "inscrito_id" => 10014 "titulo" => "VIVÊNCIAS E SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DAS ATLÉTICAS ESPORTIVAS NA MINHA TRAJETÓRIA COMO DISCENTE DE UM CURSO DE EXATAS" "resumo" => "A saúde mental de estudantes do ensino superior tem sido amplamente debatida, especialmente em cursos de exatas, onde a carga acadêmica é intensa e desafiadora. A participação em atividades extracurriculares, como as atléticas esportivas, tem se mostrado um fator positivo para o bem-estar discente, proporcionando momentos de lazer, integração social e promoção da qualidade de vida. Sendo assim, desde o segundo período da graduação em Química Licenciatura, integro a Atlética Polaris, e atualmente exerço a função de presidente, experiência que tem sido fundamental para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico. De acordo com Santos e Almeida (2019), a prática esportiva regular, como os treinos semanais de vôlei e a participação em campeonatos, contribui significativamente para a redução do estresse e melhora do equilíbrio emocional. Além disso, as atividades organizadas pela atlética, como dinâmicas na recepção de calouros e ações sociais, reforçam os laços de pertencimento, tornando o ambiente acadêmico mais acolhedor e inclusivo. No âmbito pessoal, lidar com crises de ansiedade tem sido um desafio recorrente, e a atlética desempenha um papel crucial na mitigação desses sintomas, oferecendo um espaço seguro para distração e expressão emocional. O estudo de Ferreira e colaboradores (2022) indica que a inserção em atividades coletivas reduz os impactos negativos da ansiedade e favorece a regulação emocional. Dessa maneira, a Atlética Polaris não apenas contribuiu para o fortalecimento da minha trajetória acadêmica, mas também se revelou uma ferramenta essencial na promoção da minha saúde mental. Ao integrar atividades esportivas e sociais ao cotidiano universitário, foi possível desenvolver habilidades como resiliência, disciplina e trabalho em equipe, aspectos fundamentais para a formação integral do estudante. Assim, a experiência na atlética transcendeu o âmbito esportivo, tornando-se um pilar significativo para meu crescimento pessoal, acadêmico e emocional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10014_TB3467_11032025230116.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alesantos4626@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }