A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 10607 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois representa o primeiro contato delas com a educação básica. É nessa etapa que aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos são trabalhados e aprimorados. Nesse contexto, a formação continuada dos professores é essencial, uma vez que impacta diretamente na qualidade da educação, em diferentes níveis, mesmo quando imperceptíveis. Atualmente, com as constantes atualizações, inovações e mudanças nas práticas e métodos de ensino, os desafios aumentam, assim como as expectativas. Diante disso, o projeto “Forma-Ação: Trajetórias Docentes em Construção” buscou dar espaço às preocupações dos docentes, manifestadas a partir das experiências vividas em sala de aula e contrastadas com as teorias adquiridas na formação inicial. Foram realizados encontros com as professoras das turmas de berçário e maternal da educação infantil da rede municipal de Farroupilha/RS para discutir temas como documentação pedagógica e inclusão, os quais foram selecionados pelas próprias docentes em consultas anteriores. Por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos, os professores conseguem se desenvolver tanto individualmente quanto coletivamente, a partir da interação entre teoria e prática. Isso demonstra como a formação continuada impacta na inclusão, na qualidade e nas metodologias de ensino adotadas. Observou-se que a formação proporcionou momentos de reflexão, resultando na ampliação do repertório pedagógico dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10607_TB3493_22042025233751.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ROSA DA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "graciele.soares@farroupilha.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131570 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3493 "inscrito_id" => 10607 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois representa o primeiro contato delas com a educação básica. É nessa etapa que aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos são trabalhados e aprimorados. Nesse contexto, a formação continuada dos professores é essencial, uma vez que impacta diretamente na qualidade da educação, em diferentes níveis, mesmo quando imperceptíveis. Atualmente, com as constantes atualizações, inovações e mudanças nas práticas e métodos de ensino, os desafios aumentam, assim como as expectativas. Diante disso, o projeto “Forma-Ação: Trajetórias Docentes em Construção” buscou dar espaço às preocupações dos docentes, manifestadas a partir das experiências vividas em sala de aula e contrastadas com as teorias adquiridas na formação inicial. Foram realizados encontros com as professoras das turmas de berçário e maternal da educação infantil da rede municipal de Farroupilha/RS para discutir temas como documentação pedagógica e inclusão, os quais foram selecionados pelas próprias docentes em consultas anteriores. Por meio do compartilhamento de experiências e conhecimentos, os professores conseguem se desenvolver tanto individualmente quanto coletivamente, a partir da interação entre teoria e prática. Isso demonstra como a formação continuada impacta na inclusão, na qualidade e nas metodologias de ensino adotadas. Observou-se que a formação proporcionou momentos de reflexão, resultando na ampliação do repertório pedagógico dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10607_TB3493_22042025233751.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ROSA DA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "graciele.soares@farroupilha.ifrs.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }