FLECHA DIGITAL: LETRAMENTO DIGITAL E O EXERCÍCIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131656 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 7368 "titulo" => "FLECHA DIGITAL: LETRAMENTO DIGITAL E O EXERCÍCIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL" "resumo" => "As escolas indígenas no estado de Roraima caracterizam-se, predominantemente, por condições precárias de infraestrutura. Muitas foram construídas por iniciativa das próprias comunidades, enfrentando desafios como o acesso limitado à internet e a escassez de equipamentos eletrônicos, agravados pelos altos custos de serviços digitais. Nesse contexto, a crescente digitalização das práticas educacionais impõe desafios à integração dos estudantes indígenas, ao mesmo tempo, em que evidencia um acelerado processo de apropriação das tecnologias digitais por parte de alunos e professores. O letramento digital, entendido como o domínio e a apropriação de ferramentas tecnológicas, tem se mostrado essencial tanto para a prática docente quanto para a participação ativa em processos sociopolíticos que reforçam a cidadania indígena diferenciada. Diante disso, este trabalho apresenta a experiência da “Oficina Flecha Digital - Acerte no alvo do mundo digital”, realizada em parceria com o Programa de Extensão Empreendedorismo Digital da Universidade Federal de São João del-Rei e o Projeto PIBID do curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Educação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima. A iniciativa demonstra como as tecnologias digitais da informação e comunicação vêm sendo incorporadas às práticas pedagógicas para promover aprendizagens mais significativas e metodologias de ensino ativas. Além de contribuir para o ensino-aprendizagem em escolas indígenas, com a adaptação de recursos acessíveis, como o celular, a oficina tem despertado maior interesse e engajamento dos alunos, fortalecendo a valorização da identidade indígena por meio da sistematização de conhecimentos ancestrais e socioculturais integrados ao currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7368_TB3606_11032025233010.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "IANA" "autor_email" => "ianavasconcelos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131656 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 7368 "titulo" => "FLECHA DIGITAL: LETRAMENTO DIGITAL E O EXERCÍCIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL" "resumo" => "As escolas indígenas no estado de Roraima caracterizam-se, predominantemente, por condições precárias de infraestrutura. Muitas foram construídas por iniciativa das próprias comunidades, enfrentando desafios como o acesso limitado à internet e a escassez de equipamentos eletrônicos, agravados pelos altos custos de serviços digitais. Nesse contexto, a crescente digitalização das práticas educacionais impõe desafios à integração dos estudantes indígenas, ao mesmo tempo, em que evidencia um acelerado processo de apropriação das tecnologias digitais por parte de alunos e professores. O letramento digital, entendido como o domínio e a apropriação de ferramentas tecnológicas, tem se mostrado essencial tanto para a prática docente quanto para a participação ativa em processos sociopolíticos que reforçam a cidadania indígena diferenciada. Diante disso, este trabalho apresenta a experiência da “Oficina Flecha Digital - Acerte no alvo do mundo digital”, realizada em parceria com o Programa de Extensão Empreendedorismo Digital da Universidade Federal de São João del-Rei e o Projeto PIBID do curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Educação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima. A iniciativa demonstra como as tecnologias digitais da informação e comunicação vêm sendo incorporadas às práticas pedagógicas para promover aprendizagens mais significativas e metodologias de ensino ativas. Além de contribuir para o ensino-aprendizagem em escolas indígenas, com a adaptação de recursos acessíveis, como o celular, a oficina tem despertado maior interesse e engajamento dos alunos, fortalecendo a valorização da identidade indígena por meio da sistematização de conhecimentos ancestrais e socioculturais integrados ao currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7368_TB3606_11032025233010.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANA DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "IANA" "autor_email" => "ianavasconcelos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }