CIRCUITUNO: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE E CIRCUITOS ELÉTRICOS COM UM JOGO DIDÁTICO DE CARTAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3639 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "CIRCUITUNO: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE E CIRCUITOS ELÉTRICOS COM UM JOGO DIDÁTICO DE CARTAS" "resumo" => "Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo didático de cartas intitulado CircuitUNO , com o objetivo de explorar os fundamentos da eletricidade e os conceitos básicos de circuitos elétricos. A proposta é fundamentada nas ativas de ensino, com ênfase na aprendizagem lúdica, proporcionando aos estudantes uma experiência interativa e envolvente no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi concebido para promover a compreensão de conceitos essenciais como corrente elétrica, resistência, condutores e isolantes, por meio da mecânica do jogo de cartas, inspirado no tradicional jogo de UNO. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e construtivista, com base em teóricos como Piaget (1973), Vygotsky (1998) e Freire (2001), que defendem a aprendizagem como um processo ativo e colaborativo. O desenvolvimento do CircuitUNO foi orientado para a adaptação de conteúdos de Física para o público jovem, utilizando recursos lúdicos para facilitar a compreensão e a fixação dos conceitos. Como principais resultados, demonstrou-se um aumento no engajamento dos estudantes e uma maior familiaridade com os conceitos de circuitos elétricos, além de um impacto positivo na participação ativa nas atividades de sala de aula. O estudo contribui para o campo da educação científica, ao integrar o ensino de Física com o uso de jogos, oferecendo uma alternativa prática e divertida para a disseminação do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID87_TB3639_11032025233849.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3639 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "CIRCUITUNO: EXPLORANDO OS FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE E CIRCUITOS ELÉTRICOS COM UM JOGO DIDÁTICO DE CARTAS" "resumo" => "Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo didático de cartas intitulado CircuitUNO , com o objetivo de explorar os fundamentos da eletricidade e os conceitos básicos de circuitos elétricos. A proposta é fundamentada nas ativas de ensino, com ênfase na aprendizagem lúdica, proporcionando aos estudantes uma experiência interativa e envolvente no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi concebido para promover a compreensão de conceitos essenciais como corrente elétrica, resistência, condutores e isolantes, por meio da mecânica do jogo de cartas, inspirado no tradicional jogo de UNO. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e construtivista, com base em teóricos como Piaget (1973), Vygotsky (1998) e Freire (2001), que defendem a aprendizagem como um processo ativo e colaborativo. O desenvolvimento do CircuitUNO foi orientado para a adaptação de conteúdos de Física para o público jovem, utilizando recursos lúdicos para facilitar a compreensão e a fixação dos conceitos. Como principais resultados, demonstrou-se um aumento no engajamento dos estudantes e uma maior familiaridade com os conceitos de circuitos elétricos, além de um impacto positivo na participação ativa nas atividades de sala de aula. O estudo contribui para o campo da educação científica, ao integrar o ensino de Física com o uso de jogos, oferecendo uma alternativa prática e divertida para a disseminação do conhecimento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID87_TB3639_11032025233849.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }