Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO ESTUDANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho aborda o tema da evasão no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Sombrio, desenvolvido por estudantes da quarta fase na disciplina de Políticas Públicas. A evasão escolar é um dos grandes desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior, e compreender suas causas é fundamental para promover melhorias no curso e reduzir a taxa de abandono. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os fatores que levam os alunos a evadirem, buscando fornecer subsídios para a implementação de estratégias que favoreçam a permanência dos estudantes no curso. Para atingir esses objetivos, foi elaborado um formulário de pesquisa no Google Forms, aplicado aos estudantes da Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2024. O questionário foi estruturado em categorias que cobrem uma ampla gama de aspectos, como dificuldades financeiras, problemas acadêmicos, conciliação entre estudo e trabalho e desafios logísticos, incluindo transporte, entre outros fatores que podem influenciar a decisão de abandonar o curso. A metodologia combinou análise quantitativa e qualitativa das respostas, organizadas e representadas graficamente pelos próprios estudantes. Resultados preliminares indicam que a evasão decorre, principalmente, de dificuldades financeiras, necessidade de trabalho, problemas acadêmicos e questões logísticas, como a distância entre a residência e o campus, tornando o transporte um fator crítico. A pesquisa revela, ainda, que muitos alunos residem em municípios vizinhos, o que agrava a situação de deslocamento. A análise dos dados permitirá uma melhor compreensão das necessidades dos estudantes e contribuirá para o desenvolvimento de ações que possam minimizar esses impactos, como a ampliação de auxílios financeiros, melhorias no apoio pedagógico e a criação de políticas voltadas ao transporte estudantil. Os resultados da pesquisa serão divulgados para que possam servir como base para a formulação de políticas institucionais mais eficazes no combate à evasão.

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