HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO AMÉRICO DE OLIVEIRA DE 1969-1985
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3702 "inscrito_id" => 10493 "titulo" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO AMÉRICO DE OLIVEIRA DE 1969-1985" "resumo" => "A pesquisa pretende socializar a fase inicial da pesquisa do doutorado em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de pós graduação em Educação e Contemporaneidade-UNEB/ PPGEDUC, onde analisa a História da instituição O Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira com a produção da sua cultura escolar, com recorte temporal de 1969 à 1985. O conceito de cultura escolar vem sendo utilizado com o objetivo de conhecer o funcionamento interno das escolas, para estudar as relações cotidianas estabelecidas nas práticas escolares constitutivas dos processos de escolarização. Nesse sentido, as práticas escolares e rotinas, das culturas escolares insere os sujeitos no centro da análise sobre a escola e a sua dimensão histórica. A investigação assume uma perspectiva, no estudo das materialidades para tecer a História e memória da instituição, bem como demonstra seus tensionamentos, processos de disputas e relações raciais, que podem se incorporar às culturas escolares. Metodologicamente, apresenta um estudo com base no método bibliográfico e documental, alinhada a metodologia da história oral, incorpora os paradigmas epistemológicos da nova história cultural (Le Goff, 1990; Chartier, 1991; (Certeau, 2012,2022, 2023), do materialismo cultural (Williams,1979), sobre a história das instituições (Magalhães, 1996 e 2004); (Julia, 2001); (Faria filho e Vidal, 2004 e 2005); (Escolano,2017); (Gatti Junior, 2002) e as obras de Holanda e Meihy (2007), que destacam a história oral. Os instrumentos de pesquisa são as fontes documentais do acervo físico da instituição escolar e as fontes orais, por meio de entrevistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10493_TB3702_11032025235411.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLUSE ARAPIRACA DOS SANTOS CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "MARLUSE" "autor_email" => "mararapcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3702 "inscrito_id" => 10493 "titulo" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PAULO AMÉRICO DE OLIVEIRA DE 1969-1985" "resumo" => "A pesquisa pretende socializar a fase inicial da pesquisa do doutorado em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de pós graduação em Educação e Contemporaneidade-UNEB/ PPGEDUC, onde analisa a História da instituição O Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira com a produção da sua cultura escolar, com recorte temporal de 1969 à 1985. O conceito de cultura escolar vem sendo utilizado com o objetivo de conhecer o funcionamento interno das escolas, para estudar as relações cotidianas estabelecidas nas práticas escolares constitutivas dos processos de escolarização. Nesse sentido, as práticas escolares e rotinas, das culturas escolares insere os sujeitos no centro da análise sobre a escola e a sua dimensão histórica. A investigação assume uma perspectiva, no estudo das materialidades para tecer a História e memória da instituição, bem como demonstra seus tensionamentos, processos de disputas e relações raciais, que podem se incorporar às culturas escolares. Metodologicamente, apresenta um estudo com base no método bibliográfico e documental, alinhada a metodologia da história oral, incorpora os paradigmas epistemológicos da nova história cultural (Le Goff, 1990; Chartier, 1991; (Certeau, 2012,2022, 2023), do materialismo cultural (Williams,1979), sobre a história das instituições (Magalhães, 1996 e 2004); (Julia, 2001); (Faria filho e Vidal, 2004 e 2005); (Escolano,2017); (Gatti Junior, 2002) e as obras de Holanda e Meihy (2007), que destacam a história oral. Os instrumentos de pesquisa são as fontes documentais do acervo físico da instituição escolar e as fontes orais, por meio de entrevistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10493_TB3702_11032025235411.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLUSE ARAPIRACA DOS SANTOS CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "MARLUSE" "autor_email" => "mararapcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }