Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFROCIENTISTA NO IFRN: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ANTIRRACISTA E FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3720
    "inscrito_id" => 7624
    "titulo" => "AFROCIENTISTA NO IFRN: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ANTIRRACISTA E FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES"
    "resumo" => "O Projeto Afrocientista é um iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e tem como objetivo promover a educação científica antirracista e incentivar a formação de jovens pesquisadores negros e negras desde o Ensino Médio. No IFRN Campus Mossoró ocorreu uma versão durante a 5ª edição do projeto intitulada Afrocientistas IFRN Campus Mossoró: EPT antiracista e a educação científica para as relações étnicos raciais, sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN – Campus Mossoró, em articulação com o Projeto Sankofa e o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). Tal projeto busca integrar os estudantes ao ambiente acadêmico, proporcionando uma iniciação científica que valorize epistemologias afrocentradas e etnorreferenciadas. A proposta pedagógica do projeto se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência, instrumentalização sobre o fazer científico e formação para a cidadania e mobilização social. A metodologia inspirada adotada combina pesquisa-ação e abordagem exploratória, permitindo a realização de atividades como grupos de estudos, oficinas, mentorias, produção de materiais afro-referenciados e organização de um espaço de ciência e tecnologia afrocentrada na EXPOTEC. Além disso, analisa-se a presença de referências negras nas ementas e nos currículos dos cursos técnicos integrados do IFRN, fomentando a valorização da diversidade racial na produção científica e tecnológica. Os resultados alcançados por meio dessa pesquisa ja apresentam certo fortalecimento da educação científica antirracista no IFRN, a ampliação da participação de estudantes negros na pesquisa acadêmica e a criação de uma rede de colaboração entre jovens pesquisadores, professores e núcleos institucionais. Conclui-se que o Afrocientista contribui para uma formação crítica e cidadã, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e comprometido com a valorização das contribuições de cientistas negros e indígenas no campo tecno-científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7624_TB3720_11032025235834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUZA RAQUEL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EUZA"
    "autor_email" => "euza.raquel@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131725
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3720
    "inscrito_id" => 7624
    "titulo" => "AFROCIENTISTA NO IFRN: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ANTIRRACISTA E FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES"
    "resumo" => "O Projeto Afrocientista é um iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e tem como objetivo promover a educação científica antirracista e incentivar a formação de jovens pesquisadores negros e negras desde o Ensino Médio. No IFRN Campus Mossoró ocorreu uma versão durante a 5ª edição do projeto intitulada Afrocientistas IFRN Campus Mossoró: EPT antiracista e a educação científica para as relações étnicos raciais, sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN – Campus Mossoró, em articulação com o Projeto Sankofa e o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). Tal projeto busca integrar os estudantes ao ambiente acadêmico, proporcionando uma iniciação científica que valorize epistemologias afrocentradas e etnorreferenciadas. A proposta pedagógica do projeto se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência, instrumentalização sobre o fazer científico e formação para a cidadania e mobilização social. A metodologia inspirada adotada combina pesquisa-ação e abordagem exploratória, permitindo a realização de atividades como grupos de estudos, oficinas, mentorias, produção de materiais afro-referenciados e organização de um espaço de ciência e tecnologia afrocentrada na EXPOTEC. Além disso, analisa-se a presença de referências negras nas ementas e nos currículos dos cursos técnicos integrados do IFRN, fomentando a valorização da diversidade racial na produção científica e tecnológica. Os resultados alcançados por meio dessa pesquisa ja apresentam certo fortalecimento da educação científica antirracista no IFRN, a ampliação da participação de estudantes negros na pesquisa acadêmica e a criação de uma rede de colaboração entre jovens pesquisadores, professores e núcleos institucionais. Conclui-se que o Afrocientista contribui para uma formação crítica e cidadã, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e comprometido com a valorização das contribuições de cientistas negros e indígenas no campo tecno-científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7624_TB3720_11032025235834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUZA RAQUEL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "EUZA"
    "autor_email" => "euza.raquel@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Projeto Afrocientista é um iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e tem como objetivo promover a educação científica antirracista e incentivar a formação de jovens pesquisadores negros e negras desde o Ensino Médio. No IFRN Campus Mossoró ocorreu uma versão durante a 5ª edição do projeto intitulada Afrocientistas IFRN Campus Mossoró: EPT antiracista e a educação científica para as relações étnicos raciais, sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN – Campus Mossoró, em articulação com o Projeto Sankofa e o Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). Tal projeto busca integrar os estudantes ao ambiente acadêmico, proporcionando uma iniciação científica que valorize epistemologias afrocentradas e etnorreferenciadas. A proposta pedagógica do projeto se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência, instrumentalização sobre o fazer científico e formação para a cidadania e mobilização social. A metodologia inspirada adotada combina pesquisa-ação e abordagem exploratória, permitindo a realização de atividades como grupos de estudos, oficinas, mentorias, produção de materiais afro-referenciados e organização de um espaço de ciência e tecnologia afrocentrada na EXPOTEC. Além disso, analisa-se a presença de referências negras nas ementas e nos currículos dos cursos técnicos integrados do IFRN, fomentando a valorização da diversidade racial na produção científica e tecnológica. Os resultados alcançados por meio dessa pesquisa ja apresentam certo fortalecimento da educação científica antirracista no IFRN, a ampliação da participação de estudantes negros na pesquisa acadêmica e a criação de uma rede de colaboração entre jovens pesquisadores, professores e núcleos institucionais. Conclui-se que o Afrocientista contribui para uma formação crítica e cidadã, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e comprometido com a valorização das contribuições de cientistas negros e indígenas no campo tecno-científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.