PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DA MELHORIA CONTÍNUA NOS CENTROS EDUCA MAIS DO MARANHÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131736 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3735 "inscrito_id" => 10294 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DA MELHORIA CONTÍNUA NOS CENTROS EDUCA MAIS DO MARANHÃO" "resumo" => "Os Centros Educa Mais, escolas integrais propedêuticas do estado do Marahão, possuem aproveitamento maior que 70% em relação à implantação do modelo institucional no Brasil, conforme Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), realizada pelo Instituto Sonho Grande. Para chegar a esse resultado, faz-se necessária uma abordagem integrada e contínua de acompanhamento e monitoramento da implantação do modelo pedagógico e de gestão nas escolas de modalidade regular de tempo integral, bem como uma rotina de avaliação e ajustes fundamentais para garantir que as metas estabelecidas sejam alcançadas. O acompanhamento da implementação do modelo pedagógico e de gestão nos Centros Educa Mais é assegurado por meio de assessoria técnico-pedagógica, instrumentos e ferramentas de monitoramento, cujo objetivo é promover a melhoria contínua em todo o processo educativo dos estudantes maranhenses. Diante do exposto, a equipe técnica da Coordenação de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), subsidiada pela Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), tem buscado inovações em documentos pedagógicos e instrumentos de gestão que visam ao processo continuado de sobrevivência, sustentabilidade e crescimento das 152 (cento e cinquenta e duas) escolas implantadas de 2017 a 2025, ocasionando à educação em tempo integral do Maranhão destaque em nível nacional no que concerne aos princípios e eixos da Escola da Escolha e fazem parte dos resultados apresentados nesta investigação. Palavras-chave: Abordagem integrada, Acompanhamento, Monitoramento, Melhoria contínua, Modelos pedagógico e de gestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID10294_TB3735_20032025205808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BOGÉA LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA BOGÉA" "autor_email" => "anambl@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131736 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3735 "inscrito_id" => 10294 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DA MELHORIA CONTÍNUA NOS CENTROS EDUCA MAIS DO MARANHÃO" "resumo" => "Os Centros Educa Mais, escolas integrais propedêuticas do estado do Marahão, possuem aproveitamento maior que 70% em relação à implantação do modelo institucional no Brasil, conforme Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI), realizada pelo Instituto Sonho Grande. Para chegar a esse resultado, faz-se necessária uma abordagem integrada e contínua de acompanhamento e monitoramento da implantação do modelo pedagógico e de gestão nas escolas de modalidade regular de tempo integral, bem como uma rotina de avaliação e ajustes fundamentais para garantir que as metas estabelecidas sejam alcançadas. O acompanhamento da implementação do modelo pedagógico e de gestão nos Centros Educa Mais é assegurado por meio de assessoria técnico-pedagógica, instrumentos e ferramentas de monitoramento, cujo objetivo é promover a melhoria contínua em todo o processo educativo dos estudantes maranhenses. Diante do exposto, a equipe técnica da Coordenação de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), subsidiada pela Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), tem buscado inovações em documentos pedagógicos e instrumentos de gestão que visam ao processo continuado de sobrevivência, sustentabilidade e crescimento das 152 (cento e cinquenta e duas) escolas implantadas de 2017 a 2025, ocasionando à educação em tempo integral do Maranhão destaque em nível nacional no que concerne aos princípios e eixos da Escola da Escolha e fazem parte dos resultados apresentados nesta investigação. Palavras-chave: Abordagem integrada, Acompanhamento, Monitoramento, Melhoria contínua, Modelos pedagógico e de gestão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID10294_TB3735_20032025205808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BOGÉA LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA BOGÉA" "autor_email" => "anambl@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }