DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS PARA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NO LABORATÓRIO IFMAKER/IFRR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3753 "inscrito_id" => 8832 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS PARA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NO LABORATÓRIO IFMAKER/IFRR" "resumo" => "Este estudo investiga o desenvolvimento de recursos didáticos lúdicos para o ensino de legislação tributária, utilizando as possibilidades de fabricação disponíveis no laboratório IFMaker do Instituto Federal de Roraima. A metodologia compreende uma pesquisa-ação dividida em etapas sequenciais: diagnóstico das principais dificuldades de compreensão dos conteúdos tributários; prototipagem colaborativa de jogos e materiais didáticos; produção dos recursos utilizando impressão 3D, corte a laser; aplicação em ambiente educacional; e avaliação do impacto na aprendizagem. Apoiado na teoria construcionista de Papert (1980) e nos princípios da aprendizagem experiencial de Dewey (1959), o trabalho explora a transformação de conceitos jurídico-tributários abstratos em experiências de aprendizagem palpáveis e envolventes através da criação de materiais interativos. Entre os recursos desenvolvidos destacam-se jogos de tabuleiro que simulam operações em diferentes regimes tributários, "Bingo Tributário" para associação de conceitos fiscais a situações práticas e o quebra-cabeças temático. Fundamentado nas contribuições de Kafai & Resnick (1996) sobre o potencial da construção de artefatos na educação e de Vasconcellos (2003) sobre gestão de espaços educacionais inovadores, o estudo avalia como estes recursos potencializam a compreensão de conceitos complexos como hierarquia normativa, fatos geradores, bases de cálculo e alíquotas. Para os resultados, espera-se provar que a gamificação de conteúdos jurídicos tributários com tabuleiros, simulações e modelos interativos desenvolvidos no IFMaker podem proporcionar significativa melhoria na compreensão, aumento do engajamento dos estudantes, facilitação da memorização de normas e procedimentos fiscais complexos, tornando-os mais acessíveis para os acadêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8832_TB3753_12032025010649.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PALUDO SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane.schultz@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3753 "inscrito_id" => 8832 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS PARA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NO LABORATÓRIO IFMAKER/IFRR" "resumo" => "Este estudo investiga o desenvolvimento de recursos didáticos lúdicos para o ensino de legislação tributária, utilizando as possibilidades de fabricação disponíveis no laboratório IFMaker do Instituto Federal de Roraima. A metodologia compreende uma pesquisa-ação dividida em etapas sequenciais: diagnóstico das principais dificuldades de compreensão dos conteúdos tributários; prototipagem colaborativa de jogos e materiais didáticos; produção dos recursos utilizando impressão 3D, corte a laser; aplicação em ambiente educacional; e avaliação do impacto na aprendizagem. Apoiado na teoria construcionista de Papert (1980) e nos princípios da aprendizagem experiencial de Dewey (1959), o trabalho explora a transformação de conceitos jurídico-tributários abstratos em experiências de aprendizagem palpáveis e envolventes através da criação de materiais interativos. Entre os recursos desenvolvidos destacam-se jogos de tabuleiro que simulam operações em diferentes regimes tributários, "Bingo Tributário" para associação de conceitos fiscais a situações práticas e o quebra-cabeças temático. Fundamentado nas contribuições de Kafai & Resnick (1996) sobre o potencial da construção de artefatos na educação e de Vasconcellos (2003) sobre gestão de espaços educacionais inovadores, o estudo avalia como estes recursos potencializam a compreensão de conceitos complexos como hierarquia normativa, fatos geradores, bases de cálculo e alíquotas. Para os resultados, espera-se provar que a gamificação de conteúdos jurídicos tributários com tabuleiros, simulações e modelos interativos desenvolvidos no IFMaker podem proporcionar significativa melhoria na compreensão, aumento do engajamento dos estudantes, facilitação da memorização de normas e procedimentos fiscais complexos, tornando-os mais acessíveis para os acadêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8832_TB3753_12032025010649.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PALUDO SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane.schultz@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }