A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO IFMT/SINOP SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (OBG)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3793 "inscrito_id" => 8169 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO IFMT/SINOP SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (OBG)" "resumo" => "A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é realizada desde o ano de 2015, sendo direcionada para alunos do Ensino Fundamental do 9º ano e do Ensino Médio. Os estudantes são organizados em equipes de três membros e passam por três etapas estaduais, sendo que as três equipes melhor colocadas de cada unidade federativa avançam para a etapa nacional. Os competidores são estimulados a demonstrar a assimilação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de forma integrada, transpondo a dicotomia tradicional entre geografia física e humana, presente nas abordagens tradicionais de ensino. Embora seja uma competição, a OBG respeita a colaboração e estimula metodologias inovadoras na educação. Além disso, destaca a importância da ciência geográfica como ferramenta básica para compreender os desafios socioespaciais da atualidade. O presente estudo tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT/Sinop que participaram da edição de 2024, investigando como essa iniciativa estimula o engajamento discente na aprendizagem. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica acerca de práticas pedagógicas dinâmicas e foram utilizados questionários abertos, nos quais os alunos puderam relatar suas experiências. Os resultados demonstram que eventos como a OBG consolidam participação acadêmica e estimulam maior interesse dos alunos em seu próprio processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8169_TB3793_13032025002704.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.melo@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131769 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3793 "inscrito_id" => 8169 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO IFMT/SINOP SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA (OBG)" "resumo" => "A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é realizada desde o ano de 2015, sendo direcionada para alunos do Ensino Fundamental do 9º ano e do Ensino Médio. Os estudantes são organizados em equipes de três membros e passam por três etapas estaduais, sendo que as três equipes melhor colocadas de cada unidade federativa avançam para a etapa nacional. Os competidores são estimulados a demonstrar a assimilação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de forma integrada, transpondo a dicotomia tradicional entre geografia física e humana, presente nas abordagens tradicionais de ensino. Embora seja uma competição, a OBG respeita a colaboração e estimula metodologias inovadoras na educação. Além disso, destaca a importância da ciência geográfica como ferramenta básica para compreender os desafios socioespaciais da atualidade. O presente estudo tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT/Sinop que participaram da edição de 2024, investigando como essa iniciativa estimula o engajamento discente na aprendizagem. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica acerca de práticas pedagógicas dinâmicas e foram utilizados questionários abertos, nos quais os alunos puderam relatar suas experiências. Os resultados demonstram que eventos como a OBG consolidam participação acadêmica e estimulam maior interesse dos alunos em seu próprio processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8169_TB3793_13032025002704.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago.melo@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }