ENTRE LINHAS E LÂMINAS: LEITURAS E DISCUSSÕES DE “O PUNHAL DE MARTINHA”, DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131787 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3827 "inscrito_id" => 1144 "titulo" => "ENTRE LINHAS E LÂMINAS: LEITURAS E DISCUSSÕES DE “O PUNHAL DE MARTINHA”, DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A universalidade constitui uma das características fundamentais que definem e imortalizam as obras de Machado de Assis. No caso específico da crônica “O Punhal de Martinha”, essa imortalidade é personificada por meio da representação simbólica das lâminas do punhal, elemento que se encontra intrinsecamente associado à figura feminina e às críticas dirigidas aos critérios sociais que determinam o que deve ser imortalizado e o que é relegado ao esquecimento, particularmente no que diz respeito às trajetórias de vida das mulheres. Para tanto, o autor articula narrativamente o destino de duas mulheres cujas histórias estão ligadas aos punhais: a primeira, Lucrécia, serve como pano de fundo histórico para a segunda, Martinha, evidenciando as ironias características do texto machadiano, uma vez que a figura imortalizada pelos registros históricos (e por Tito Lívio) é justamente a grega. Ao longo da crônica, o leitor é apresentado a Lucrécia, cujo punhal adquire notoriedade por marcar seu suicídio, ocorrido após um estupro que desencadeou uma revolução política. Posteriormente, é introduzida a figura de Martinha, que, em contraste com a personagem histórica, representa uma mulher brasileira comum, utilizando o punhal como instrumento para libertar-se do assédio de João Limeira. Para a leitura e análise da crônica em contexto pedagógico, sugere-se a utilização da teia literária, uma proposta metodológica desenvolvida pelo professor Alencar Schueroff, que consiste em um programa de repertórios e propostas práticas para o ensino de literatura. No artigo em questão, é apresentada, ainda, a sequência didática adotada, bem como a análise de uma das produções realizadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1144_TB3827_08042025102000.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "paulaaires1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131787 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3827 "inscrito_id" => 1144 "titulo" => "ENTRE LINHAS E LÂMINAS: LEITURAS E DISCUSSÕES DE “O PUNHAL DE MARTINHA”, DE MACHADO DE ASSIS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A universalidade constitui uma das características fundamentais que definem e imortalizam as obras de Machado de Assis. No caso específico da crônica “O Punhal de Martinha”, essa imortalidade é personificada por meio da representação simbólica das lâminas do punhal, elemento que se encontra intrinsecamente associado à figura feminina e às críticas dirigidas aos critérios sociais que determinam o que deve ser imortalizado e o que é relegado ao esquecimento, particularmente no que diz respeito às trajetórias de vida das mulheres. Para tanto, o autor articula narrativamente o destino de duas mulheres cujas histórias estão ligadas aos punhais: a primeira, Lucrécia, serve como pano de fundo histórico para a segunda, Martinha, evidenciando as ironias características do texto machadiano, uma vez que a figura imortalizada pelos registros históricos (e por Tito Lívio) é justamente a grega. Ao longo da crônica, o leitor é apresentado a Lucrécia, cujo punhal adquire notoriedade por marcar seu suicídio, ocorrido após um estupro que desencadeou uma revolução política. Posteriormente, é introduzida a figura de Martinha, que, em contraste com a personagem histórica, representa uma mulher brasileira comum, utilizando o punhal como instrumento para libertar-se do assédio de João Limeira. Para a leitura e análise da crônica em contexto pedagógico, sugere-se a utilização da teia literária, uma proposta metodológica desenvolvida pelo professor Alencar Schueroff, que consiste em um programa de repertórios e propostas práticas para o ensino de literatura. No artigo em questão, é apresentada, ainda, a sequência didática adotada, bem como a análise de uma das produções realizadas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1144_TB3827_08042025102000.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "paulaaires1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }