A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131903 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3996 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação ambiental no currículo escolar é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e comportamentos responsáveis frente às questões ambientais. Este estudo foi motivado pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de um subprojeto interdisciplinar voltado para a educação ambiental. A iniciativa possibilitou a realização de pesquisas e experiências práticas que destacaram a relevância de incluir a sustentabilidade no currículo escolar. Diversos estudos indicam que a inserção da sustentabilidade vai além do ensino de conteúdos ambientais e busca promover uma transformação na mentalidade e nas atitudes dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de campo, teve como participantes alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Imperatriz- MA. O objetivo central foi investigar como o currículo pode ser adaptado para integrar a educação para a sustentabilidade de maneira eficaz, repensando a educação em tempos de crise ambiental e promovendo a conscientização ecológica e o desenvolvimento sustentável. Para a fundamentação teórica, foram utilizadas as obras de Paulo Freire (2001) e Sachs (2009). Conclui-se que a educação ambiental deve ser incorporada ao currículo escolar, promovendo mudanças nas atitudes em relação ao meio ambiente e formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID227_TB3996_20032025154158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELLY AGUIAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MICKAELLY" "autor_email" => "mickaellyaguiar93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131903 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3996 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação ambiental no currículo escolar é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e comportamentos responsáveis frente às questões ambientais. Este estudo foi motivado pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de um subprojeto interdisciplinar voltado para a educação ambiental. A iniciativa possibilitou a realização de pesquisas e experiências práticas que destacaram a relevância de incluir a sustentabilidade no currículo escolar. Diversos estudos indicam que a inserção da sustentabilidade vai além do ensino de conteúdos ambientais e busca promover uma transformação na mentalidade e nas atitudes dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de campo, teve como participantes alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Imperatriz- MA. O objetivo central foi investigar como o currículo pode ser adaptado para integrar a educação para a sustentabilidade de maneira eficaz, repensando a educação em tempos de crise ambiental e promovendo a conscientização ecológica e o desenvolvimento sustentável. Para a fundamentação teórica, foram utilizadas as obras de Paulo Freire (2001) e Sachs (2009). Conclui-se que a educação ambiental deve ser incorporada ao currículo escolar, promovendo mudanças nas atitudes em relação ao meio ambiente e formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID227_TB3996_20032025154158.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELLY AGUIAR DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MICKAELLY" "autor_email" => "mickaellyaguiar93@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }