JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: PROMOVENDO INCLUSÃO NA DIVERSIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4008 "inscrito_id" => 11073 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: PROMOVENDO INCLUSÃO NA DIVERSIDADE" "resumo" => "O trabalho proposto foi desenvolvido por quatro estudantes de Pedagogia, participantes de um projeto de extensão, junto a um grupo de 14 estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O projeto teve como objetivo incentivar a escola a desenvolver atividades que promovam a inclusão de maneira lúdica e cooperativa. A ação se justifica pela importância da educação básica ser baseada na cooperação e na valorização das diversidades. As atividades tiveram como eixo central a utilização de jogos e brincadeiras populares. Este estudo se debruça na importância dessa atividades lúdicas para o desenvolvimento social e pedagógico da criança, incluindo os estudantes com deficiência, sua participação e protagonismo em vários aspectos. A metodologia foi a utilização de jogos e brincadeiras populares como facilitadores de atividades inclusivas. As dinâmicas foram realizadas utilizando materiais simples como tinta guache e corda de pular, tudo para promover a cooperação entre as educandas e os educandos participantes do projeto, proporcionando um ambiente em que todas e todos se sentissem valorizados e incluídos em todas as atividades. As análises tiveram como base as principais ideias das teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky e nas perspectivas de Mantoan sobre Educação Inclusiva. O resultados demonstram, por meio dos depoimentos das crianças, inclusive das educandas e educandos com deficiência, que todos se sentiram mais próximos uns dos outros, participaram e cooperaram entre si, percebendo que podem interagir e aprender juntos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID11073_TB4008_20032025214542.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO" "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131911 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4008 "inscrito_id" => 11073 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES: PROMOVENDO INCLUSÃO NA DIVERSIDADE" "resumo" => "O trabalho proposto foi desenvolvido por quatro estudantes de Pedagogia, participantes de um projeto de extensão, junto a um grupo de 14 estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O projeto teve como objetivo incentivar a escola a desenvolver atividades que promovam a inclusão de maneira lúdica e cooperativa. A ação se justifica pela importância da educação básica ser baseada na cooperação e na valorização das diversidades. As atividades tiveram como eixo central a utilização de jogos e brincadeiras populares. Este estudo se debruça na importância dessa atividades lúdicas para o desenvolvimento social e pedagógico da criança, incluindo os estudantes com deficiência, sua participação e protagonismo em vários aspectos. A metodologia foi a utilização de jogos e brincadeiras populares como facilitadores de atividades inclusivas. As dinâmicas foram realizadas utilizando materiais simples como tinta guache e corda de pular, tudo para promover a cooperação entre as educandas e os educandos participantes do projeto, proporcionando um ambiente em que todas e todos se sentissem valorizados e incluídos em todas as atividades. As análises tiveram como base as principais ideias das teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky e nas perspectivas de Mantoan sobre Educação Inclusiva. O resultados demonstram, por meio dos depoimentos das crianças, inclusive das educandas e educandos com deficiência, que todos se sentiram mais próximos uns dos outros, participaram e cooperaram entre si, percebendo que podem interagir e aprender juntos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID11073_TB4008_20032025214542.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA CARVALHO" "autor_email" => "renata.carvalho.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }