UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4138 "inscrito_id" => 11715 "titulo" => "UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE" "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar os resultados de uma intervenção didática-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 1º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba. Para ocasião, os(as) participantes vivenciaram a Língua Brasileira de Sinais por meio da elaboração de placas de informação para sinalização do ambiente escolar. Como pressupostos teóricos, o trabalho fundamenta-se nos estudos da Libras como segunda língua (L2) para alunos(as) ouvintes (Quadros; Karnopp, 2004), no Círculo de Bakhtin ao conceito dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo quanto a elaboração de uma sequência didática como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas de informação em Libras para o ambiente escolar (Schneuwly; Dolz, 1999; Costa-Hübes, 2009; 2011). Os aspectos metodológicos pautam-se por uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005) de cunho qualitativo. Os(as) participantes da pesquisa foram os alunos(as) matriculados(as) no 1º ano do ensino médio integral. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola do município de Timbaúba, estado de Pernambuco. Como resultado final, esta intervenção didático-pedagógica culminou na elaboração de 14 placas informativas para sinalizar os ambientes escolares em Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além disso, resultou em dois materiais didático-pedagógicos sendo 01 direcionado para uso do professor e 01 para uso do(a) aluno(a) e em 01 canal no youtube que corresponde a demonstração correta do uso dos sinais em Libras que podem ser encontrados nas placas de informações. Este trabalho oportunizou para os(as) alunos(as) de uma escola do município de Timbaúba, a aquisição da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão com seu(a) colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11715_TB4138_25032025213416.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSA FERREIRA SILVA COELHO DE LEMOS" "autor_nome_curto" => "ELSA" "autor_email" => "efclemos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4138 "inscrito_id" => 11715 "titulo" => "UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE" "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar os resultados de uma intervenção didática-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 1º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba. Para ocasião, os(as) participantes vivenciaram a Língua Brasileira de Sinais por meio da elaboração de placas de informação para sinalização do ambiente escolar. Como pressupostos teóricos, o trabalho fundamenta-se nos estudos da Libras como segunda língua (L2) para alunos(as) ouvintes (Quadros; Karnopp, 2004), no Círculo de Bakhtin ao conceito dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo quanto a elaboração de uma sequência didática como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas de informação em Libras para o ambiente escolar (Schneuwly; Dolz, 1999; Costa-Hübes, 2009; 2011). Os aspectos metodológicos pautam-se por uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005) de cunho qualitativo. Os(as) participantes da pesquisa foram os alunos(as) matriculados(as) no 1º ano do ensino médio integral. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola do município de Timbaúba, estado de Pernambuco. Como resultado final, esta intervenção didático-pedagógica culminou na elaboração de 14 placas informativas para sinalizar os ambientes escolares em Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além disso, resultou em dois materiais didático-pedagógicos sendo 01 direcionado para uso do professor e 01 para uso do(a) aluno(a) e em 01 canal no youtube que corresponde a demonstração correta do uso dos sinais em Libras que podem ser encontrados nas placas de informações. Este trabalho oportunizou para os(as) alunos(as) de uma escola do município de Timbaúba, a aquisição da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão com seu(a) colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11715_TB4138_25032025213416.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSA FERREIRA SILVA COELHO DE LEMOS" "autor_nome_curto" => "ELSA" "autor_email" => "efclemos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }